sábado, 11 de outubro de 2008

Acupuntura como funciona?

A acupuntura é uma especialidade da Medicina Tradicional Chinesa, que utiliza agulhas em pontos energéticos do corpo para tratamento de enfermidades. Trata-se de um método milenar que ainda é muito usado pelas sociedades asiáticas como primeiro recurso para alívio de enfermidades.


Com a ascensão da filosofia mecanicista nas sociedades ocidentais este sistema assim como outros de natureza vitalista caíram em desuso e passaram até mesmo a serem rotulados como charlatanismo, cultos satânicos, efeito placebo e etc.

Há cerca de cem anos atrás surge então um evento extremamente importante que é a descoberta da física quântica, e com este, ciências como a biologia, filosofia engenharia entre outras seguiram os passos quânticos para novas descobertas. Existe algo mais que nos faz vivos e vibrantes. Termos como Qi (Chi), Força Vital, Prana, Bio- Energia e Chacras passam a ser parte da nomenclatura dos maiores cientistas e pensadores do mundo moderno, e com estes a eficiência da acupuntura volta a ser estudada e reivindicada como uma forma válida de tratamento. Afinal um método criado e usado há mais de três mil anos é redescoberto por nossa sociedade.

Mas afinal como funciona a Acupuntura?

Imaginemos como forma de exemplo que nosso corpo é uma imensa e complexa rede energética, cada célula iluminada e vibrante representando uma casa onde essa energia faz com que tudo dentro funcione. Imagine-se observando toda esta rede do espaço sideral durante a noite, onde as casas estão todas iluminadas. Ainda a titulo de exemplo as luzes que vemos seriam como o Qi (energia) da medicina chinesa refletindo o que comumente chamamos de Holochacra, ou seja, a reunião de todos os chacras. Esta energia flui de um lado para outro gerando luz e trabalho, assim como em nosso corpo esta energia vital nos trás vida.

Imagine agora um problema com um gerador em alguma parte. A luz em certa parte de alguma cidade começa a falhar criando problemas em nossas casas e até um apagão. Pois bem, este é o começo de uma enfermidade, que se não for endereçada poderá trazer sérias conseqüências àquela região e até mesmo a todo o sistema.

Toda forma de enfermidade afeta primeiramente este corpo energético mais sutil para daí então começar um processo de condensamento até poder ser percebido por nosso corpo mais denso, ou seja, o corpo físico. Corrigido este fluxo vital, as células (nossas casas) podem retomar seu funcionamento normal, trazendo o que chamamos de homeostase (saúde).

Assim trabalha a Acupuntura, identificando e corrigindo as falhas ocorridas nesta rede energética que chamamos de meridianos em Medicina Tradicional Chinesa.

Nenhum comentário: