domingo, 12 de outubro de 2008

Festa de Nossa Senhora de Aparecida

A celebração do dia de Nossa Senhora no Santuário Nacional de Aparecida (180 km de SP), neste domingo, começou às 5h, com uma alvorada festiva e queima de fogos.

A principal missa em homenagem à padroeira do Brasil ocorre às 10h. Os organizadores estimam que compareçam à festa 170 mil fiéis --quase 20 mil a mais do que em 2007. A missa solene será celebrada por dom Jacinto Furtado, bispo do município cearense de Crateús. O arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, está em Roma e não participará das comemorações deste ano.

Ontem, quase todas as 30 mil vagas nos hotéis da cidade já estavam ocupadas, segundo o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Aparecida e do Vale Histórico. O sindicato orientou quem decidir viajar para lá sem ter reservado hotel a procurar vagas em estabelecimentos de cidades vizinhas, como Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Lorena, distantes no máximo 30 km de Aparecida.

A organização do evento estima que cerca de 50 mil pessoas estão na cidade desde ontem para as festividades em homenagem à santa. O número é baseado na quantidade de fiéis que estiveram na cidade na véspera do evento, em 2007. A maioria veio do Rio, de Minais e do interior. A basílica tem novidades para os romeiros neste ano. Uma é o palco fixo, com nova iluminação, onde serão celebradas as missas. A estrutura foi montada no mesmo local em que o papa Bento 16 celebrou uma missa, em maio do ano passado --mas na época a estrutura era móvel. O palco ganhou o nome do papa. Outra mudança é a reabertura do mirante da torre, fechado para reformas havia oito meses. Do mirante é possível ver a serra da Mantiqueira, o rio Paraíba do Sul e cidade vizinhas, como Potim, Guaratinguetá e Roseira. A torre tem 109 metros de altura.

Nenhum comentário: