quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Brasileiros pretendem gastar 13º em compras

Neste fim de ano, 37% dos consumidores que receberão o 13º salário pretendem gastá-lo em compras de Natal. É o que informa uma pesquisa nacional feita pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com o Ipsos. O levantamento aponta ainda que 34% priorizarão o pagamento de dívidas, enquanto 12% têm a intenção de reformar a casa. Outros 9% pretendem aplicar o dinheiro no banco, 8% gastarão em viagens e apenas 1% dos brasileiros reservará o 13º para dar entrada na compra da casa própria ou de carro novo.Emprego formal tem crescimento recorde de 6,8% em 2007 .Entre os que estão dispostos a destinar o benefício às compras, a maioria (62%) pretende pagá-las à vista, enquanto 26% darão preferência a financiamentos e os outros 12% ainda não definiram a modalidade de pagamento. Na avaliação do economista da ACSP Emílio Alfieri, a procura pelo parcelamento vem diminuindo e o culpado não é necessariamente a taxa de juros, mas, o prazo, que anda encurtando. "Isso acaba impactando no valor da prestação, e ela passa a não caber mais na renda", explica.
A pesquisa mostrou que o consumidor brasileiro continua otimista apesar do atual contexto de crise no sistema financeiro internacional. O Índice Nacional de Confiança (INC) apurado pela entidade manteve-se estável em 140 pontos em outubro. No mesmo mês do ano passado, o indicador marcava 127 pontos.
A ACSP destaca que a confiança na manutenção do emprego continua sustentando o otimismo: 41% dos entrevistados declararam estar confiantes em sua situação no trabalho, enquanto 27% disseram-se "menos confiantes".
No levantamento foram ouvidos um mil consumidores de 70 cidades do País, além de nove regiões metropolitanas.

Nenhum comentário: