terça-feira, 18 de novembro de 2008

Dia Nacional do Doador de Sangue

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro, será de festa no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A unidade está elaborando uma série de atividades para celebrar a data com os doadores e seus familiares. A programação, que terá início às 9 horas, contará com um culto ecumênico conduzido pelo escritor e jornalista Jácome Góes, apresentações do grupo de teatro UTrIso e do coral do Instituto Luciano Barreto Júnior, além de sorteio de brindes.
Estatísticas do Ministério da Saúde (MS) apontam que no país apenas 2% dos brasileiros são doadores de sangue, quantidade insuficiente para atender a demanda. Com o objetivo de mudar esse quadro em Sergipe, o Hemose criou no ano passado a campanha 'Santo de Casa Também Faz Milagre'. Desde então, o hemocentro vem realizando palestras e doação coletiva de sangue em secretarias de Estado, empresas privadas, ONGs, escolas e universidades.
O diretor presidente do Hemose, Roberto Gurgel, lembra que a doação de sangue é simples, rápida e pode salvar vidas. "O nosso maior desafio é educar a população para a doação regular de sangue e sensibilizar o poder público e os empresários também nesse sentido", enfatizou o médico, acrescentando que campanha do hemocentro já conseguiu mais de 1.800 doadores voluntários, dos diversos tipos sanguíneos.

O doador ou a empresa que tiver interesse em agendar um horário para doação deve entrar em contato com o Serviço Social ou o setor de Recursos Humanos do Hemose. Os telefones são (79) 3259-3191 e 3259-3174. O hemocentro está localizado na Avenida Tancredo Neves, s/nº, no bairro Capucho, anexo ao Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho(Huse).

Nenhum comentário: