segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Adoçante em excesso prejudica saúde

O consumo em excesso também prejudica as taxas de glicemia sangüínea
São várias as razões que levam as pessoas a deixarem o açúcar de lado e optarem pelo consumo de adoçantes. Seja em busca da redução calórica, pela impossibilidade de consumir açúcar ou até mesmo por hábito os adoçantes conquistam novos adeptos a cada dia.

O adoçante é conhecido por apresentar alguns benefícios se comparado com o açúcar. "Adoçante dietético é um produto composto por edulcorantes - substâncias que possuem grande poder de adoçar e por esse motivo são utilizados em menor quantidade", afirma a nutricionista Sheila Silva Castro, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André.

Mas é preciso cuidado, os adoçantes possuem recomendações estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde OMS - quanto ao consumo diário. "A ingestão excessiva de edulcorantes calóricos pode causar alguns transtornos como diarréia e alteração na glicemia", alerta a nutricionista.

Alguns adoçantes podem deixar na boca um gosto residual amargo e o ideal é variar o tipo até encontrar o que mais se adapte ao paladar. Atualmente, o consumidor tem a opção de escolher entre pó, tabletes ou gotas.

Outra dica importante é observar os rótulos dos produtos e verificar os tipos de edulcorantes presentes no item a ser adquirido, principalmente se o consumidor for diabético, pois alguns produtos mesclam edulcorantes com açúcar, o que torna o produto não indicado para este público. Para o uso culinário existem formulações próprias que mantém suas características mesmo em elevadas temperaturas.

"A substituição de açúcar branco por adoçante deve ser criteriosa e uma alimentação equilibrada precisa ser fracionada, colorida, variada e se possível orientada individualmente por um profissional capacitado", diz a nutricionista.

Nenhum comentário: