terça-feira, 3 de março de 2009

Vendas a prazo cairam 12%

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) informou nesta segunda-feira que as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que representam as vendas a prazo, registraram queda de 12,8% em fevereiro ante o mesmo mês do ano passado. Já as consultas ao SCPC/Cheque, um termômetro das vendas à vista, recuaram 5,5% na mesma base de comparação. Em relação a janeiro deste ano, as consultas ao SCPC caíram 17,7% e as ao SCPC/Cheque diminuíram 10,3%.

A associação explicou que o resultado foi influenciado pelo efeito calendário. Em 2008, o carnaval ocorreu logo na primeira semana do mês, e logo depois a economia já se acelerou, no ritmo de março. Neste ano, por outro lado, a ACSP avaliou que as vendas foram "mornas" até o dia 20 e a partir do carnaval "esfriaram".

Além disso, a ACSP ressaltou que 2008 foi ano bissexto, com um dia a mais em fevereiro, o que acentuou a queda. A associação calculou que, na comparação com os 28 primeiros dias de fevereiro de 2008, as consultas registraram quedas de 9,1% no SCPC e de 1,3% no SCPC/Cheque.

Inadimplência

A ACSP informou também que os registros recebidos no cadastro de inadimplência cresceram 8% em fevereiro ante fevereiro de 2008, com avanço de 2,3% dos registros cancelados. Na comparação com janeiro, os registros recebidos em fevereiro aumentaram 0,9% e os cancelados, 2,7%. A entidade avaliou que o resultado indica que permanece a tendência de baixa recuperação do crédito.

Nenhum comentário: