segunda-feira, 20 de abril de 2009

Lacen distribui kits para Esquistossomose

O Laboratório Central de Saúde Pública Parreiras Horta (Lacen) começou a intensificar nos municípios sergipanos a distribuição de kits para testes de coproscopia, utilizados no exame parasitológico de fezes para detectar os casos de esquistossomose. O objetivo da medida é descentralizar a realização de diagnóstico laboratorial desses exames.

De acordo com a bióloga Catarina Zita Araújo, responsável técnica pelo Laboratório de Entomologia do Lacen, os kits - produzidos pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fiocruz, no Rio de Janeiro - começaram a ser entregues no final do ano passado. "A meta é distribuir o material para os 54 municípios considerados áreas endêmicas e que estão inseridos no Plano Nacional de Controle da Esquistossomose, do Ministério da Saúde", explica.

Para atingir os 54 municípios sergipanos, o Governo Federal encaminhará, ao todo, 1,6 mil kits ao Lacen. Cada um deles permite a realização de até 100 testes de coproscopia. Do final de 2008 até agora, já foram distribuídos cerca de 300 kits, dos quais 150 apenas este ano.

Nenhum comentário: