segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mídia Nordeste lança selo

O Instituto de Referência da Imagem e do Som (IRIS), em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil, recebe inscrições de trabalhos acadêmicos na forma de teses, dissertações e/ou artigos, que reúnam reflexões sobre a história social da mídia no Nordeste. Os trabalhos serão publicados através do Selo Editorial Mídia Nordeste, que tem o objetivo de publicar trabalhos de pesquisadores do campo da história da mídia, contribuindo para uma reflexão crítica sobre a experiência social da mídia na região. As inscrições acontecem até 20 de novembro. O Mídia Nordeste é coordenado pelas jornalistas e professoras Ana Quezado e Elisabete Jaguaribe. O Selo é um dos programas inseridos no Projeto Mídia Nordeste, que ainda prevê a realização da “Cartografia Mídia Nordeste”, uma pesquisa da produção acadêmica sobre a história dos meios de comunicação da região, além do “Site Mídia Nordeste” e do “Simpósio Mídia Nordeste”, duas esferas de debates que atualizam a reflexão sobre a história da mídia. Segundo a presidente do IRIS, Elisabete Jaguaribe, “ o projeto, apesar de enfatizar as questões relacionadas com a mídia do Nordeste, não se orienta, entretanto, por uma perspectiva ‘regionalista’, mas pela compreensão de que a experiência midiática no mundo contemporâneo estende-se para além dos limites da região, o que exige um diálogo permanente com as experiências nacionais e internacionais”. A jornalista e pesquisadora Ana Quezado observa que o projeto Mídia Nordeste coloca-se ainda na perspectiva de contribuir com a reflexão sobre a realidade regional, acreditando que a esfera cultural pode oferecer elementos inspiradores para qualificar as políticas públicas de desenvolvimento da região, repercutindo na melhoria de vida das pessoas.

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