terça-feira, 11 de maio de 2010

Rio Sergipe

O deputado federal Iran Barbosa, do PT/SE, esteve reunido esta semana com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Genival Nunes. Na ocasião, Iran tratou de assuntos ligados ao Rio Sergipe, ao Terminal Pesqueiro de Aracaju e aos problemas relativos à zona de expansão da capital.

Com a informação confirmada de que o Rio Sergipe não é mais de domínio exclusivo do Estado, mas da União, por decisão da Agência Nacional de Águas (ANA) baseada na penetração de seu curso, em 4,03 km no estado da Bahia, dos 210 km dentro do território sergipano, o deputado Iran se colocou à disposição da Semarh e do governo do Estado para dialogar, em Brasília, com os técnicos da ANA a fim de buscar a retomada da dominialidade sobre o rio.

O secretário informou que foi enviado, no último dia 4 de março, ofício da Semarh ao diretor presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo, pedindo que reveja a questão da dominialidade das águas do Rio Sergipe. Segundo Genival Nunes, a escala utilizada pela ANA para o domínio do rio foi de 1 para 1 milhão, e que o Estado de Sergipe está para concluir um trabalho com escala de 1 para 10 mil, que irá assegurar uma maior precisão nos limites que compreendem os Estados de Sergipe e Bahia e do rio Sergipe. Para Iran, toda esforço é importante para que o rio volte aos domínios sergipanos, pela importância que ele tem para o Estado. Trata-se de um rio importante economicamente e que resume o sentimento do povo sergipano, por ser o rio que dá nome ao nosso Estado e por nascer no nosso território, tendo seu percurso quase que inteiramente em terras de Sergipe. A ANA precisa rever o método adotado para tirar a dominialidade do nosso Estado sobre o rio. E, neste sentido, vamos estar dialogando com os técnicos da agência, buscando contribuir para a retomada do domínio sergipano sobre o rio, reforçando o trabalho que já vem sendo feito pela Semarh, afirmou Iran.

Nenhum comentário: