quarta-feira, 9 de junho de 2010

Saúde e Governo contra o crack

"Ajudar os jovens a terem mais conhecimento e não caírem nas armadilhas das drogas". Foi assim que Juliene Lima Santos, 21 anos, integrante do ProJovem, definiu o Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, lançado na manhã desta terça-feira, 8, pelo governador Marcelo Déda. A iniciativa envolve ações das secretarias de Estado da Saúde (SES), Educação (Seed), Segurança Pública (SSP) e Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides). Para Juliene Santos, um dos pontos principais do plano corresponde às ações da Saúde, que vai aumentar os leitos de desintoxicação nos hospitais gerais e psiquiátricos do Estado, a exemplo do Hospital de Cirurgia, São José e da Clínica São Marcelo. "Acredito que o vício seja uma doença, então a SES é um órgão muito importante na luta contra este mal. Os jovens precisam ‘desenvolver mais a cabeça' com outras coisas e não com o crack", opinou a jovem. Segundo Mônica Sampaio, secretária de Estado da Saúde, este plano foi criado para mobilizar toda a sociedade, por isso o governador fez questão de incorporar várias secretarias e as prefeituras. "Todos juntos, temos que lutar contra este mal que vem assolando as nossas famílias. A SES vai organizar a rede de serviços para acolher e atender os usuários e ainda vamos trabalhar conjuntamente com as secretarias e os municípios na prevenção do crack", afirmou a secretária.

terça-feira, 8 de junho de 2010

UFS orienta estudantes

Com o objetivo de orientar aos estudantes do ensino médio na escolha de suas carreiras profissionais, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) realiza, de 7 a 11 de junho, a V Semana de Graduação (V SEGRAD) com o tema "Conhecendo Profissões", nos campi de São Cristóvão, Itabaiana e Laranjeiras. Nessa oportunidade, a UFS receberá mais de 13 mil estudantes do último ano do ensino médio proveniente de escolas públicas e privadas, totalizando mais 90 escolas de todo o estado de Sergipe.
Na ocasião, alunos e professores dos núcleos e departamentos da UFS irão promover apresentações orais, visitas aos laboratórios e a "Feira de Profissões" com exposições em estandes a fim de esclarecer aos estudantes sobre os 93 cursos ofertados pela instituição. É uma vasta programação nos três períodos (matutino, vespertino e noturno), que possibilitará uma maior integração entre a universidade pública e as escolas de ensino médio.

Prefeitura contrata educador

A Prefeitura de Aracaju (PMA) vai realizar processo seletivo simplificado para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva para profissionais com formação em licenciatura plena ou bacharelado em educação física. Os candidatos aprovados irão compor o quadro de profissionais do Programa Academia da Cidade, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O edital está disponível no portal da PMA. Os interessados devem se dirigir à Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Administração (Semad), situada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, entre os dias 7 e 9 de junho, das 14 às 18 horas, munidos do currículo e documentos pessoais. A inscrição é gratuita. Serão preenchidas 20 vagas, sendo uma reservada a candidatos com deficiência. A remuneração inicial é de R$ 1.130,03 e os profissionais deverão cumprir uma carga horária de 30 horas semanais.
Os aprovados deverão planejar e executar as atividades do programa Academia da Cidade, como caminhadas, exercícios localizados e alongamento.

Campanha de vacina segue até dia 18

Em virtude da baixa procura da vacina contra H1N1 pela população de 30 a 39 anos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estendeu até o próximo dia 18 o prazo para imunização desse grupo. Nacionalmente, o Ministério da Saúde já encerrou a campanha, mas em Aracaju a vacinação contra a Influenza pandêmica H1N1 vai continuar, sem a possibilidade de uma nova prorrogação após essa data. "Por isso é importante buscar o quanto antes a dose da vacina. Não deixem para se vacinar no último dia do prazo determinado, o que causa superlotação nas unidades de saúde. No inverno, a circulação do vírus é maior, portanto, é imprescindível se prevenir contra o H1N1", alerta a coordenadora da campanha em Aracaju, Débora Moura.Na capital sergipana, a meta da campanha é vacinar 89.530 pessoas com idade de 30 a 39 anos. Até a semana passada, cerca de 52 mil procuraram a dose da vacina, o que corresponde a uma cobertura 58%. Quem ainda não se vacinou deve procurar a unidade de saúde mais próxima, munido da caderneta de vacinação ou carteira de identidade