quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ouvidoria da Saúde do Estado

Formalizar um canal de comunicação entre o cidadão sergipano e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), estabelecendo assim uma relação democrática entre o Governo de Sergipe e a sociedade. Este é o objetivo da atuação da Ouvidoria Estadual da Saúde, manter contatos diretos com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe para atender suas necessidades. Além de gerar um elo de confiança entre o cidadão e a gestão, buscando soluções eficazes para manifestações, através da cobrança por providências dos setores responsáveis, o órgão, que foi implantado em 2004, é uma ferramenta de controle social, tendo a participação da sociedade civil nos processos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública. O setor integra ainda, o Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa da SES.
Segundo a coordenadora da Ouvidoria, Taciana Munareto, algumas das grandes funções do setor é o atendimento voltado para a assistência e a mediação de conflitos. "A partir da Ouvidoria podemos gerenciar crises, diagnosticar as deficiências da gestão, visualizar os avanços por meio das manifestações que recebemos, sejam elas com denúncias, elogios, reclamações, informações, solicitações e sugestões de usuários e pessoas comuns", explica. "A ouvidoria, que leva em consideração a participação da sociedade de uma forma geral e dos servidores da Saúde, é um canal de muita utilidade e que busca uma melhoria na assistência à saúde e ao mesmo tempo contribui com as atribuições da pasta, percebendo tanto as deficiências, como os bons resultados", ressalta Taciana Munareto.

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