quarta-feira, 6 de julho de 2011

Grito da Terra

Os trabalhadores rurais têm um compromisso agendado para o dia 14 de julho. Nesta data acontece o 3º Grito da Terra Sergipe, evento promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetase). A entidade espera reunir três mil homens e mulheres do campo numa manifestação pacífica pelas ruas da capital.
A partir das 8 horas, os trabalhadores rurais se reúnem na Praça da Bandeira e, às 10 horas, seguem em caminhada até o Palácio de Despachos, sede do Governo do Estado, na Avenida Adélia Franco. A expectativa é de que o percurso seja concluído em duas horas e, por volta do meio-dia, os rurais promovem um ato público. Durante a manifestação, uma comissão formada por representantes da Fetase quer entregar ao governador do Estado, Marcelo Déda, PT, uma pauta de reivindicações. Segundo Maria Lúcia Santos de Moura, presidente da Fetase, os trabalhadores do campo querem que o governo promova concurso público visando a contratação de servidores para a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe - Emdagro.



"O quadro de pessoal do órgão está defasado e as equipes não conseguem prestar uma melhor assistência técnica por causa da carência de profissionais", enfatiza Lúcia Moura. Os rurais querem ainda que seja criada a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar ou um departamento dentro da estrutura da atual Secretaria da Agricultura.



"Temos especificidades e não podemos ser tratados da mesma forma que os grandes agricultores. Somos pequenos trabalhadores rurais e queremos um tratamento diferenciado", diz a presidente da Fetase. Da pauta de reivindicações dos homens e mulheres do campo estão ainda melhorias na educação e na saúde.



Lúcia Moura garante que o governador Marcelo Déda tem dialogado com os trabalhadores rurais, mas admite que é necessário aprofundar esta discussão. "Queremos avançar e por isso precisamos do apoio do governador e do envolvimento de todas as secretarias", afirma.

Nenhum comentário: