terça-feira, 28 de junho de 2011

Homossexuais apresentam mais chances

Os homossexuais apresentam 20 vezes mais chance de contrair HIV e por isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou pela primeira vez uma lista de diretrizes para o tratamento e a prevenção deste vírus entre gays e transexuais. Em países como a Bolívia, Jamaica, México, Mianmar, Tailândia, Trinidad e Tobago e Zâmbia, a porcentagem de homossexuais contagiados por HIV ultrapassa os 20%, e em alguns casos chega a 40%, segundo afirma o relatório da OMS, apresentado nesta terça-feira em Genebra. No caso dos transexuais, as taxas de contágio variam entre 8% e 68%, dependendo do país, embora em muitos casos os dados não sejam confiáveis pelo fato da comunidade homossexual não ser legalmente reconhecida. A OMS lembra que em muitos países estas pessoas são estigmatizadas, o que pode fazer com que não recorram aos serviços de atendimento médico, nem recebam tratamento por medo de serem humilhadas caso seja rompido o pacto de sigilo médico-paciente. Atualmente, mais de 75 países criminalizam os homossexuais e transexuais, privando-os de direitos fundamentais, como o atendimento médico. Segundo os dados por regiões, a prevalência de infecções de HIV entre homossexuais na África Subsaariana oscila entre 6% e 31%, enquanto na Ásia os homossexuais apresentam 18 vezes mais probabilidades de contrair o HIV do que a população heterossexual. Na América Latina, cerca da metade das contaminações por HIV acontece entre gays. As recomendações do relatório são dirigidas a políticos, profissionais de saúde e aos homossexuais e transexuais, com o objetivo de fomentar a prevenção por meio da camisinha. "Não podemos reduzir a propagação da infecção por HIV no mundo se não forem atendidas as necessidades particulares destes grupos da população", declarou o diretor do departamento de HIV/Aids da OMS, Gottfried Hirnschall. As novas diretrizes da OMS foram preparadas ao longo do ano passado mediante consultas mundiais das quais participaram funcionários da saúde pública, cientistas e representantes de organizações da sociedade civil.

Colônia de férias para a criançada .....

Contato com a natureza contribui na formação das crianças. Mesmo na cidade alguns colônias de férias oferecem o contato com a natureza, onde a criança aprende a valorizar o meio ambiente e conhecer os animais. Ao contrário do período letivo, os meses de junho e julho representam horas e horas de brincadeiras e lazer para as crianças que passam o ano inteiro cm a agenda lotada entre aulas escolares, inglês, natação, reforço de disciplinas entre outras obrigações. Mas durante as férias escolares muitos pais continuam trabalhando e seus filhos terminam passando a maior parte do tempo em casa, jogando videogame ou brincando sozinhas. Alguns pais optam em colocar os filhos em colônias de férias, local em que eles podem interagir com outras crianças e brincar ao ar livre. Mesmo na cidade algumas colônias de férias oferecem o contato com a natureza, onde a criança aprende a valorizar o meio ambiente e conhecer os animais. No bairro Farolândia em Aracaju, numa das diversas colônias de férias existentes na cidade, cerca de 100 crianças no turno da manhã e outras 100 à tarde aprendem noções sobre a terra, animais e plantas.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ouvidoria da Saúde do Estado

Formalizar um canal de comunicação entre o cidadão sergipano e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), estabelecendo assim uma relação democrática entre o Governo de Sergipe e a sociedade. Este é o objetivo da atuação da Ouvidoria Estadual da Saúde, manter contatos diretos com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe para atender suas necessidades. Além de gerar um elo de confiança entre o cidadão e a gestão, buscando soluções eficazes para manifestações, através da cobrança por providências dos setores responsáveis, o órgão, que foi implantado em 2004, é uma ferramenta de controle social, tendo a participação da sociedade civil nos processos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública. O setor integra ainda, o Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa da SES.
Segundo a coordenadora da Ouvidoria, Taciana Munareto, algumas das grandes funções do setor é o atendimento voltado para a assistência e a mediação de conflitos. "A partir da Ouvidoria podemos gerenciar crises, diagnosticar as deficiências da gestão, visualizar os avanços por meio das manifestações que recebemos, sejam elas com denúncias, elogios, reclamações, informações, solicitações e sugestões de usuários e pessoas comuns", explica. "A ouvidoria, que leva em consideração a participação da sociedade de uma forma geral e dos servidores da Saúde, é um canal de muita utilidade e que busca uma melhoria na assistência à saúde e ao mesmo tempo contribui com as atribuições da pasta, percebendo tanto as deficiências, como os bons resultados", ressalta Taciana Munareto.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Inscricões para o Enem

Esta é a última semana para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011). O exame será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições foram abertas no dia 23 de maio e poderão ser feitas até as 23h59 da próxima sexta-feira (10). A taxa de inscrição é de R$ 35. O Enem é utilizado por muitas universidades públicas para o acesso ao ensino superior. Com expectativa de receber 6 milhões de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, registrou na última quinta-feira (2) mais de 3 milhões de inscritos. Para receber tantas inscrições, o Inep dobrou a infraestrutura tecnológica para receber até 120 mil inscrições por hora. Segundo Andrea Kern, diretora de Tecnologia de Informação do Inep, nenhum outro órgão da Esplanada dos Ministérios tem uma estrutura tão robusta, que chega a capacidade de tráfego de 10GBps. O Enem será realizado em 12 mil locais, 140 mil salas de aula, ocorrendo em 1.599 municípios e mais de 6 mil escolas estão no processo. O Inep já marcou outro Enem para o primeiro semestre do ano que vem, nos dias 28 e 29 de abril de 2012. O G1 mostra abaixo alguns pontos importantes que os estudantes que vão fazer o Enem devem estar atentos, indicados no edital do exame: As inscrições para o Enem foram abertas às 10h desta segunda-feira (23) e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 10 de junho no site do Enem. O valor da taxa de inscrição será de R$ 35. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 10 de junho. A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2011 .

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Banco Central alerta céduals manchadas

O Banco Central (BC) estima em cerca de 75 mil o número de cédulas manchadas por mecanismos antifurtos de caixas eletrônicos não retiradas de circulação, segundo informações do diretor de Administração do BC, Altamir Lopes. Com o aumento de casos de explosão de caixas eletrônicos, principalmente em São Paulo, os bancos têm instalado dispositivos antifurto nessas máquinas. Esse mecanismo mancha com tinta rosa as cédulas do caixa eletrônico danificado. Na quarta-feira, dia 1º, o BC estabeleceu que notas manchadas por tinta de mecanismos antifurto não poderão mais ser usadas. Lopes alertou que a população deve ficar atenta às características das notas de real e recusar o recebimento de cédulas danificadas. Ele explicou que todas as notas manchadas perderão a validade, independentemente do tamanho da mancha de tinta. Caso o cidadão receba uma nota suspeita de ter sido danificada pelo dispositivo antifurto, a orientação é entregar a cédula a uma agência bancária, que irá remeter o dinheiro ao BC para análise. Ao entregar a nota, o cidadão deverá informar o número do CPF, de um documento de identificação com foto e seu endereço. Essas medidas têm duas finalidades: a primeira é manter o cidadão informado sobre os trâmites de seu processo e a segunda tem caráter de proteção contra a atividade criminosa. Após a comprovação, pelo BC, de que o dano foi provocado por dispositivo antifurto, a instituição financeira deverá comunicar esse fato ao portador. As informações dadas pelo cidadão que entregou a nota ao banco poderão ser repassadas à polícia. Caso o BC comprove que o dano não foi causado por dispositivo antifurto, o banco providenciará a troca da cédula.