terça-feira, 29 de novembro de 2011

Claro disponibiliza internet em ônibus de Aracaju

Parceria inédita entre a operadora e a empresa VCA permitirá acesso gratuito à internet a todos os passageiros dos 280 ônibus nas linhas das empresas VCA e São Cristovão que circulam pela cidade. A Claro juntamente com A VCA - Viação Cidade de Aracaju, fecharam uma parceria para disponibilização de internet Wi-Fi em cerca de 280 ônibus nas linhas das empresas VCA- Viação Cidade de Aracaju e São Cristóvão. A partir de novembro qualquer passageiro pode usufruir deste benefício de forma fácil, rápida e gratuita. Qualquer pessoa que tenha um aparelho com acesso à internet poderá se conectar à rede, sem a necessidade de senha ou cadastro. A conexão será feita por meio de modems 3G da Claro instalados nos roteadores Wi-Fi. Todos os ônibus que possuírem este serviço terão indicações do lado externo. “Esta é a primeira vez que realizamos uma parceria assim e terá, a princípio, a duração de dois anos. Estamos muito satisfeitos em poder disponibilizar este serviço como benefício aos passageiros que circulam diariamente por estas linhas da cidade”, explica Dax Aniceto, diretor da regional da Claro para Sergipe e Bahia.

Sobre a Claro - A Claro é uma das líderes em telefonia celular no Brasil, atua nacionalmente e atende a mais de 58 milhões de clientes. A operadora está presente atualmente em mais de 3.560 municípios com as tecnologias GSM e 3G. A Claro é a operadora eleita pelos leitores da Revista INFO como a melhor empresa na categoria Internet 3G. Líder na oferta de conteúdos e serviços inovadores, a Claro possui acordos de roaming em mais de 160 países para serviços de voz e em mais de 140 para tráfego de dados, nos cinco continentes. É controlada pela América Móvil, um dos cinco maiores grupos de telefonia móvel do mundo. Na área de responsabilidade corporativa, a operadora mantém o Instituto Claro, que tem como objetivo estruturar seu investimento social privado e estimular o uso de novas tecnologias na educação.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Museu da Gente Sergipana será inaugurado sábado

Principal evento das comemorações dos 50 anos do Banco do Estado de Sergipe (Banese), a inauguração do Museu da Gente Sergipana acontecerá no próximo sábado, 26, em solenidade que será presidida pelo governador Marcelo Déda. A cerimônia será realizada a partir das 19 horas, no antigo prédio do Atheneuzinho, na Avenida Ivo do Prado, 398, no centro histórico de Aracaju. O prédio foi totalmente reformado pelo Banese, em parceria com o Governo do Estado, para abrigar o Museu – um espaço multimídia de última geração, comparável ao Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol, em São Paulo. Projeto âncora do Instituto Banese, o Museu da Gente Sergipana será um espaço voltado para expor o acervo do patrimônio cultural material e imaterial do estado de Sergipe, através de instalações em multimídia interativa e exposições itinerantes. A obra para a construção do Museu, iniciada em outubro de 2009, está orçada em aproximadamente R$ 22 milhões, incluindo os gastos com a aquisição de terreno e casas para construção de estacionamento e do prédio administrativo para sede do Instituto Banese, além da restauração do Atheneuzinho, projeto e instalações museográficas, mobiliário e equipamentos de informática e audiovisuais.

Segundo o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, é uma honra para o Banco poder entregar esse importante espaço à sociedade no ano de seu cinquentenário. “É uma forma indelével de presentear ao povo de Sergipe, o privilégio de restaurar o Atheneuzinho e transformá-lo em um museu de última geração, resgatando nosso passado e preservando nossa cultura para contemplação dos sergipanos e turistas”, declarou Saumíneo.

Instalações e funcionamento

De acordo com a Diretoria do Instituto Banese, o Museu da Gente Sergipana estará aberto à visitação pública a partir do dia 6 de dezembro, de terça a domingo, inclusive nos feriados, das 9 às 20 horas, com entrada gratuita. No pavimento térreo haverá auditório com capacidade para 100 pessoas, foyer, átrio cultural e galeria para exposições temporárias que irão inserir Sergipe no roteiro cultural das exposições nacionais, loja, café e estacionamento.

Já no pavimento superior, haverá um túnel com projeção em 360 graus, que exibirá imagens das belezas naturais e os biomas de Sergipe, e mesa gastronômica, contendo ingredientes e pratos típicos do estado, entre outras exposições interativas sobre diversos aspectos da cultura sergipana, seu artesanato, causos, lendas e mitos, personalidades, festas populares, jogos e brincadeiras populares, literatura de cordel e repente, feira livre.

O prédio está adaptado para pessoas com necessidades especiais, com inserção de rampas, elevador e piso táctil, e as instalações museográficas também dispõem de instrumentos que possibilitam o acesso aos conteúdos para deficientes visuais e auditivos. Todo o projeto foi concebido através de uma vasta pesquisa com participação de curadores locais e de registros em todo o estado e prevendo ainda a formação de uma equipe multidisciplinar capacitada para atender ao público, além de gerar conteúdos educativos que fomentarão o cotidiano do Museu.

Presente para os sergipanos

Para o governador Marcelo Déda, a construção do Museu da Gente Sergipana foi uma forma extraordinária que o Banese encontrou para comemorar os seus 50 anos, dando de presente à sociedade um espaço que irá aproximar o sergipano de sua terra e mostrar aos visitantes as riquezas de Sergipe do ponto de vista cultural, ecológico, histórico, gastronômico. “Aqui, nós teremos a introdução de um conceito de Museu de conteúdo que é vanguarda não apenas no Brasil, mas em qualquer lugar do mundo. Encontrar um Museu como este é uma raridade, porque exige tecnologia, projeto e uma formulação sofisticada”, afirmou Déda.

O governador também considerou que o novo Museu deve colocar Sergipe no topo da museologia brasileira. “Todos esses museus são como espelhos, onde o sergipano vai poder contemplar a si próprio e ver como ele é grande, inteligente, importante e como é fundamental para o Brasil e contribuiu para a consolidação da vida cultural e política da nação brasileira. Nós temos um passado glorioso, sob qualquer prisma que se examine”, disse ainda Déda, que durante sua gestão já restaurou o Palácio-Museu Olímpio Campos, em Aracaju, e o Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, e se orgulha de ter realizado muitas obras de recuperação do patrimônio cultural do estado.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

David Fantazzini lança CD em Aracaju

O cantor gospel, David Fantazzini, ex-participante da segunda edição do programa Fama da Rede Globo, fará o lançamento em Aracaju do seu novo CD "Minhas canções na Voz de David Fantazzini" neste sábado, às 17 horas, na Igreja Quadrangular do bairro Jardins. As outras atrações são os cantores Lucas Abreu e Banda, e o cantor sergipano Davi e Banda. Toda renda da venda dos ingressos que custam R$ 10,00 será revertida para o Projeto Crescer, cuja razão é ampliar o espaço físico do templo.
David define sua passagem pelo programa de TV como uma estratégia de Deus. O que parecia ser uma nova fase em sua carreira, tornou-se mais uma experiência e uma maior divulgação de seu trabalho. Depois de "Aqui estou eu", disco de estreia de David Fantazzini na Graça Music, o cantor lança seu segundo álbum pela gravadora: Minhas canções na voz de David Fantazzini. Neste disco, David interpreta 12 canções escritas pelo Missionário R.R. Soares. O CD foi produzido por Leandro Aguiari, o mesmo do disco anterior do cantor, e traz de baladas ao pop dançante, com o toque poderoso da voz possante do cantor. Destaque para as faixas "A cada dia mais", "Fé e coragem", "Vou confiar em Jesus".

"Fiquei muito feliz pelo convite e aceitei o desafio de fazer parte deste projeto tão importante. Em abril, começamos a desenvolver as músicas, pensar nos arranjos, e, chegamos ao resultado final, que ficou maravilhoso. Temos músicas de estilos bem variados, que vão agradar a todos os gostos musicais", garante Fantazzini.
A Igreja do Evangelho Quadrangular Jardins fica localizada na Avenida Pedro Valadares, 999, no bairro Jardins. Mais informações pelo telefone: 3217-8477

Biografia do cantor
Nascido em São Paulo, David Fantazzini sempre mostrou, desde cedo, aptidão para a música. Percebendo o talento do pequeno, sua família o incentivou a estudar violão clássico e flauta.

Em 1991, o saxofone o fez ingressar na Orquestra Filarmônica da Igreja Assembléia de Deus Nipo-Brasileira, lá permanecendo por quatro anos, o que contribuiu ainda mais para a sua formação técnica, sob a batuta do maestro Jeremias de Oliveira Rufino.

David também aprofundar seus estudos como cantor, estudando os estilos erudito e popular. "Meus pais cantavam no coral da Igreja e sempre me incentivavam a estudar. Minha intenção era colaborar com o ministério de louvor da igreja, por isso me empenhava em saber sempre mais, afinal de contas, o nosso Deus merece o melhor", diz, enfático.

Com uma voz forte, marcante e inconfundível, David formou a banda Praise Machine, quando era membro da Renascer em Cristo. "No começo, eu só tocava violão e fazia back. Depois "virei" vocalista e assim fiquei durante cinco anos, e Deus nos abençoou bastante. Emplacamos alguns sucessos nas rádios, enfim, foram momentos muito bons", afirma.

Após ficar responsável pela equipe do ministério de louvor da igreja Bola de Neve (SP) por um ano, David resolveu que era hora de investir em sua carreira solo. Foi quando surgiu a oportunidade de participar do Fama, programa global que descobriu novos talentos musicais. "Participar do programa foi bom, pois aprendi muito sobre música, fiz novos amigos e pude passar a mensagem do Evangelho", conta.

CD solo - A participação lhe rendeu bons frutos fora da casa, como a contratação em uma gravadora e o lançamento de seu primeiro CD solo, "Amigo de Deus". Em 2005, David gravou seu segundo álbum, "Tempo de Restituição", e, em 2007, lançou DVD homônimo, com os sucessos do CD e a música de trabalho do primeiro disco.

No início de 2009, o cantor assinou contrato com a Graça Music e lançou, no mesmo ano, seu primeiro CD pela nova Casa, chamado "Aqui estou eu". Dois anos após o sucesso de seu álbum de estréia, Fantazzini lança seu segundo disco pela gravadora: Minhas canções na voz de David Fantazzini.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pesca de Pitú está proibida

Começa o período de defeso na bacia do Rio São Francisco

Desde o dia 1º de novembro está restrita a pesca na bacia do Rio São Francisco, com o início do defeso da piracema. De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama -, as medidas restritivas têm como objetivo garantir a reprodução natural dos peixes, que sobem os rios para desovar. O defeso vai até o dia 28 de fevereiro do próximo ano e se estende até o dia 12 de abril para as lagoas marginais e calha do Velho Chico. Nestes locais, considerados de preservação permanente, os peixes costumam desovar e, por isso, funcionam como verdadeiros berçários das mais variadas espécies. Fica proibida a pesca de qualquer espécie no curso do São Francisco, próximo à hidrelétrica de Xingó, mais especificamente um quilômetro antes e também depois da barragem. Nas demais áreas da bacia, estão proibidas a captura de peixes das espécies xira, pacu, piau, bagre e surubim.

PROIBIÇÃO - O Ibama anunciou ainda a proibição da captura do pitu - camarão graúdo comum na região do São Francisco - por tempo indeterminado. Segundo Manoel Rezende, superintendente do órgão, a fiscalização será intensificada no período do defeso. "O pitu está ameaçado de extinção e, por isso, não deverá ser capturado e nem comercializado por tempo indeterminado", ressalta.
O descumprimento às determinações do período de defeso é considerado crime ambiental e pode resultar em prisão de um a três anos. Outra penalidade é o pagamento de multa, que varia de R$ 700 a R$ 100 mil, com acréscimo de R$ 20 para cada quilo de peixe apreendido. Denúncias podem ser feitas por meio da ouvidoria do Ibama através do telefone 0800-618080.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

UFS abre mais de três mil vagas ociosas

O Departamento de Administração Acadêmica da UFS (DAA) divulgou o edital da segunda fase do processo seletivo para preenchimento de vagas ociosas referentes ao ano letivo 2012/1, que oferece 3.125 vagas para transferência externa em cursos de graduação presenciais e semipresenciais em todos os campi. Para pleitear a transferência, o estudante deve estar matriculado no mesmo curso em outra instituição e ter cursado, ao menos, 25% da sua carga horária total. Têm prioridade aqueles que vierem de instituições públicas de ensino superior e, como critérios de desempate, poderão ser usados o índice de regularidade (IR) e a média geral ponderada (MGP) do estudante.As inscrições devem ser feitas no período de 22 a 25 de novembro na secretaria do DAA, localizada no prédio da reitoria do campus de São Cristóvão , das 9h às 12h, 14h às 16h30 e das 18h às 20h. O resultado será divulgado no dia 5 de dezembro. A terceira fase do processo seletivo será destinada aos portadores de diploma, readmissão de ex-alunos e complementação de graduação numa nova modalidade (de licenciatura a bacharelado, por exemplo) e terá seu edital divulgado na mesma data do resultado da segunda fase.
Para mais informações, entre em contato pelos telefones 2105-6503 ou 6505 ou ainda pelo e-mail daa@ufs.br

terça-feira, 8 de novembro de 2011

ETCO recebe Interfarma

Associação, que hoje representa 43 empresas da indústria farmacêutica de pesquisa, volta a fazer parte do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial.
O presidente-executivo da Interfarma - Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa -, Antônio Britto, e o presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), Roberto Abdenur, selaram em outubro, acordo pelo qual a Interfarma volta a fazer parte da Câmara Setorial de Medicamentos do instituto, que conta também com a Eurofarma, a Medley e a Cristália.“A reassociação da Interfarma, que é indiscutivelmente o legítimo interlocutor das 43 companhias que representa atualmente, trará um ganho operacional que se refletirá em maior efetividade na defesa da ética concorrencial e no combate à informalidade, à falsificação e ao contrabando, que infelizmente estão fortemente presentes no setor de medicamentos”, ressalta Roberto Abdenur. Para o presidente-executivo da Interfarma, Antônio Britto, “trata-se, na verdade, de uma nova etapa no relacionamento com o ETCO, uma vez que muitas das empresas por nós representadas sempre estiveram associadas ao instituto. Nossos associados respondem por quase 80% dos medicamentos de referência e mais de 40% dos genéricos, ou seja, mais da metade dos remédios comercializados no País, e o trabalho desenvolvido pelo ETCO é extremamente importante nesse setor, onde a ilegalidade é um risco à saúde pública”, avalia.A Câmara Setorial de Medicamentos do ETCO, agora composta pela Interfarma, Eurofarma, Medley e Cristália, foi criada em 2005, a partir de um conjunto de medidas apontadas pelo estudo Informalidade no Setor Farmacêutico: Barreira ao Crescimento da Economia Brasileira e Risco à Saúde Pública, realizado pela McKinsey & Company e Pinheiro Neto Advogados. Esta foi uma das principais contribuições do Instituto ao combate às ilegalidades praticadas no mercado brasileiro de medicamentos. Com o mesmo objetivo, o ETCO e as empresas associadas à câmara entregaram então à ANVISA o Relatório Final do projeto-piloto do Sistema Eletrônico de Rastreamento e Autenticidade de Medicamentos, visando apoiar a agência na regulamentação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos.“O ETCO é uma referência na luta por mais justiça e seriedade no País, e vem sendo o responsável pelas mais bem sucedidas iniciativas.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CINE Pernambuco abre Inscrições

Décima sexta edição do festival será realizada de 26 de abril a 2 de maio de 2012, no Teatro Guararapes.Estão abertas as inscrições para as Mostras Competitivas de curtas e longas-metragens do 16º CINE PE Festival do Audiovisual, que podem ser feitas gratuitamente através do site www.cine-pe.com.br até 31 de janeiro de 2012. Realizado pela BPE Produções, o maior festival de cinema de público do Brasil – que reúne diariamente quase 3 mil pessoas – será realizado este ano de 26 de abril a 2 de maio, no Centro de Convenções de Olinda. A última noite será reservada às premiações. Segundo o diretor do CINE PE, Alfredo Bertini, uma das novidades deste ano é a exigência das inscrições de todos os filmes concorrentes (curta ou longa) em 35mm ou digital HD, com resolução padrão de 1920 X 1080. “Valerá, inclusive, o padrão de resolução para os filmes em vídeo, sem distinção. Vamos nivelar a competição por cima”, explica. Todas as informações, assim como a ficha de inscrição, estão detalhadas no regulamento, disponível para leitura e download no site do evento. A organização do CINE PE ressalta que as películas deverão ser inéditas, em Pernambuco, no que diz respeito à exibição em salas de cinema e televisão e que a inscrição será efetivada após o recebimento do material exigido no regulamento. Outra novidade do CINE PE 2012 é o local de exibição da Mostra Pernambuco que migra para o Teatro Guararapes, no Centro de Convenções. Os filmes selecionados serão exibidos na tardes de 28 e 29 de abril, às 17h. As sessões serão gratuitas. “Atendemos à solicitação de cineastas e entidades da classe, no Estado, e vamos levar os filmes da Mostra para o Cecon”, frisa Bertini. O resultado da seleção de curtas será divulgado na primeira quinzena de março do próximo ano (2012). Os longas-metragens, escolhidos por uma curadoria especial, poderão ser conhecidos na primeira quinzena de abril do mesmo ano. Os filmes, que devem ter sido finalizados a partir de maio deste ano (2011), podem ser inscritos previamente pelo site do CINE PE, com envio da ficha de inscrição devidamente preenchida para o e-mail festival@bpe.com.br. O material exigido no regulamento deverá ser enviado, com prazo de postagem até 31 de janeiro de 2012, para o escritório da BPE: