terça-feira, 24 de abril de 2012

BNTM negocia US$ milhões em Turismo

BNTM negocia US$ 250 milhões em pacotes turísticos para o Nordeste. Bolsa de negócios vai reunir 300 operadores e agentes de viagens, além de 140 empresários do trade do Brasil, da Europa e dos EUA. Operadores de turismo, hoteleiros, agências de viagens, jornalistas nacionais e internacionais, além de toda a cadeia produtiva que envolve o turismo, estarão reunidos na 21ª Brazil National Tourism Mart (BNTM). O encontro, realizado anualmente em uma capital nordestina. Acontece no Centro de Produção Artesanal do Maranhão (Ceprama), de 9 a 13 de maio. No ano em que São Luís completa 400 anos de fundação a BNTM leva para a cidade cerca de 30 jornalistas dos principais veículos do Brasil especializados em economia e turismo, além de repórteres de Portugal. O objetivo é discutir estratégias para incrementar o turismo no Nordeste brasileiro através da realização de rodadas de negócios, onde são comercializados pacotes de viagem, principalmente para o Nordeste. Outro fator importante para o mercado é a troca de contatos para negociações futuras. A expectativa é de que sejam gerados mais de US$ 250 milhões em negócios a partir da BNTM, ultrapassando o valor de 2011, que foi de US$ 247 milhões. O investimento para a realização do evento chega a R$ 2 milhões, de acordo com a Secretaria de Turismo do Maranhão. Irão participar da bolsa de negócios cerca de 300 operadores e agentes de viagem do Brasil, Europa e Estados Unidos, além de 140 empresários do trade. O encontro é uma oportunidade dos nove estados nordestinos fecharem negociações para incrementar a atividade turística na Região. Para a presidente da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), entidade organizadora do evento, Danielle Novis, que também é Secretária de Turismo de Alagoas, a BNTM é uma oportunidade importante para apresentar o país para o público estrangeiro. “Nós temos a oportunidade de receber dois eventos mundiais, que são a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Isso vai nos dar a oportunidade de mostrar que o Brasil é um destino que tem condições de sediar grandes eventos, tem qualidade nos serviços e produtos no aspecto turístico”, afirma. A BNTM é uma oportunidade para capitalizar os operadores internacionais e entrar na pauta de prioridade, além de apresentar as potencialidades da Região Nordeste para que os turistas internacionais consumam cada vez mais o destino. Ainda de acordo com Danielle Novis, a BNTM vai fortalecer o desenvolvimento do turismo na região. “O Nordeste é o principal destino turístico do país, com um papel muito importante no cenário nacional e internacional. Individualmente cada estado tem as suas estratégias, as suas promoções, mas precisamos fortalecer ainda mais este conceito de região. Essa promoção tem que acontecer sem perder o tom poético de que somos um povo alegre, temos sol o ano inteiro e um povo hospitaleiro, mas mostrando também que somos uma região em crescimento econômico, que hoje contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do país”, acrescenta. Para o secretário de turismo do Maranhão, Jura Filho, o evento é de extrema importância para o aquecimento da economia local. “A BNTM irá contribuir para o fomento da atividade turística no estado, principalmente de novos e futuros negócios, geração de empregos temporários além da divulgação direta dos atrativos naturais e culturais e equipamentos turísticos do Maranhão”, informa. Tour - Para que os operadores e empresários do trade conheçam o Maranhão serão realizadas duas etapas de passeios, com um pré-tour e um pós-tour. O primeiro grupo irá conhecer as belezas do Estado antes da abertura oficial, nos dias 7 e 8 de maio. Já o segundo grupo participará das ações após as rodadas de negócios, nos dias 11 e 12. O dia 13 de maio será dedicado à dispersão dos empresários e operadores. Além de demonstrações da cultura local, os agentes e operadores irão conhecer diversos atrativos da cidade de São Luís, Lençóis Maranhenses e as cidades de Alcântara e São José de Ribamar. Em cada localidade, os profissionais irão conferir os equipamentos turísticos e a infraestrutura que cada um oferece. São Luís 400 anos - A BNTM é uma das atividades das comemorações do aniversário de 400 anos da cidade de São Luís. Na área do turismo, serão realizados, ainda, os eventos Skal Internacional (maio/junho), Rally dos Sertões (agosto), SBPC (julho), Festival de gastronomia (setembro) e o Salão Estadual de Turismo. A cidade também está ganhando obras, como a Via Expressa, que vai ligar importantes bairros da cidade e desafogar o trânsito, e o Quarto Centenário, outra importante obra que vai ajudar o fluxo de veículos no Centro da cidade. Também será erguido monumento em homenagem aos 400 anos de São Luis. Sobre a Fundação CTI Nordeste- A Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), organizadora da BNTM, é uma das instituições mais tradicionais de turismo no Brasil e representa a maior região turística do país, através dos secretários estaduais de Turismo de cada um dos nove estados nordestinos. A CTI se propõe a ser a instituição que se articula de forma integrada aos estados, fortalecendo individualmente cada um deles, com estratégias comuns para o desenvolvimento da região.

Nenhum comentário: