sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Saúde do Estado promove Exposição "Aleitamento Materno"

Com o objetivo de comemorar a 21ª Semana Mundial de Amamentação e disseminar o aleitamento materno como estratégia mais fácil e efetiva para diminuir a mortalidade infantil, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o corpo gestor da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes(MNSL), e representantes do Banco Leite Humano (BLH) Marly Sarney abriram na manhã de hoje, 1º, e segue até o dia 8, em um espaço instalado em frente à loja Leader, no primeiro piso do Shopping Riomar, a Exposição Fotográfica "Aleitamento Materno". A exposição conta com 14 registros fotográficos de Tanit Bezerra, Melissa Warwick, Janaína Santos e Adriano Torres que, de forma voluntária, acompanharam a rotina das parturientes e recém nascidos durante duas semanas. A mostra é uma das ações realizadas pela SES em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno e tem como objetivo mostrar, de forma artística, o estímulo e o apoio ao aleitamento, como processo único para a mulher e fundamental para a saúde do bebê. De acordo gestora da Linha de Cuidado de Saúde da Criança da SES, Márcia Estela Lopes, a exposição é fundamental para levantar a bandeira da importância da amamentação até os seis meses de vida. “O ato de amamentar é de extrema importância para mãe e bebê, por isso, tivemos esta ideia da exposição com o propósito de mostrar, de forma lúdica, o quanto pode ser prazeroso para as mães e futuras mamães amamentar e ao mesmo tempo quebrar o tabus quanto a questão estética, pois, amamentando as mães reduzem o peso de forma saudável “, enfatiza. O fotografo, Adriano Torres, conta um pouco da experiência de fotografar mamães em processo de amamentação. “Durante duas semanas, entrei na rotina de uma mãe e pude acompanhar o processo de amamentação. Percebi o quanto este ato pode ser prazeroso para ambas as partes e promove o aumento do laço afetivo. Agora, além de saber o quanto faz bem para a saúde do bebê, sei também que faz bem para toda família”, declara. “Me senti feliz em ser fotografada neste momento tão especial ao lado do meu filho Victor. Acredito que além de mostrar a beleza e os prazeres de ser mãe, estou mostrando para a o sociedade o quanto amamentar é um ato gerador de amor e vida”, revela a enfermeira que é uma das modelos fotografadas. O público Durante a mostra, era notório o clima de integração dos artistas com o público visitante. A estudante de enfermagem, Maria Morgana Silva, afirma que adorou a exposição. “Amamentar é vida, é o maior ato de amor que a mãe pode ter por um filho. E com esses quadros esta minha frase vira fato. Nas fotos, cada um deles mostra como amamentar é fundamental e que pode ser poético. A iluminação, as cores, as formas e até gestos das mães e bebês me encantaram. Parabenizo a Secretaria de Estado da Saúde por mais esta iniciativa”, ressalta. “A advogada e mãe de gêmeos, Fernanda Franco conta que continua a amamentar seus bebês mesmo depois dos seis primeiros meses de vida e declarou, ainda, que ficou encantada com a beleza da exposição. “Sou mãe de primeira viagem de gêmeos. Durante toda a minha gravidez fui sempre aconselhada pelos médicos a amamentar. Hoje meus filhos têm quase um ano e eu continuo a amamentá-los. Isso fortalece meu vínculo de amor com eles. Durante a exposição me vi em cada uma dessas mães, nos sorrisos e gestos, porque amamentar é vida”, conta.

Nenhum comentário: