segunda-feira, 29 de abril de 2013

Déda lança novas diretrizes e anuncia reforma

Déda lança novas diretrizes para obras e anuncia abertura da licitação para reforma do Batistão. Anúncio aconteceu no final da manhã desta segunda, 29, em reunião com os secretários de Estado da Fazenda, João Andrade, e da Infraestrutura, Valmor Barbosa. No final da manhã desta segunda-feira, 29, o governador Marcelo Déda promoveu uma reunião com os secretários de Estado da Fazenda, João Andrade, e da Infraestrutura, Valmor Barbosa, para atualizar as diretrizes governamentais em relação aos investimentos em infraestrutura e tomar decisões sobre uma série de investimentos que estão a cargo da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Dentre as informações passadas ao governador esteve o início do processo licitatório para a ampliação e modernização do estádio Lourival Batista, o Batistão. As propostas já foram abertas e resta aguardar os prazos legais para recursos. “Se tudo correr dentro dos prazos previstos, se não houver recursos, nós teremos condições de, na primeira quinzena do mês de maio, dar as ordens de serviço para obras de ampliação e modernização do Batistão, o nosso tradicional templo do futebol. As intervenções terão por objetivo oferecer mais conforto, segurança, acessibilidade e modernidade ao nosso principal estádio”, afirmou o governador Marcelo Déda. O investimento, a ser realizado em parceria com o Governo Federal, é de R$ 15 milhões, envolvendo a parte das obras físicas e a parte luminotécnica, que consistirá na substituição de toda a iluminação do campo, além da implantação de uma iluminação criativa que será instalada em toda a parte externa da arena esportiva. “Vamos fazer do Batistão um verdadeiro monumento esportivo do nosso estado”, complementou o governador, ao afirmar que estima até meados de maio estar assinando a respectiva ordem de serviço desta importante obra para o esporte sergipano. Conquista Histórica Ainda de acordo com o governador Marcelo Déda, com a reforma do Batistão, o seu governo consolida “a mais produtiva intervenção que uma administração já teve sobre os esportes no Estado de Sergipe”, tanto em obras para o futebol quanto investimentos para o esporte amador e comunitário. Durante a reunião, o governador também foi informado pelo secretário da Infraestrutura de que o Centro de Esportes a ser edificado no bairro Santos Dumont encontra-se em estágio avançado na sua construção e, até junho, deverá ser entregue à comunidade. “Este também será mais um importante investimento no esporte como ferramenta de inclusão social”, sentenciou o governador. Rodovias Outro tema abordado durante a reunião referiu-se à conclusão de diversas rodovias interligando municípios sergipanos, onde o secretário Valmor Barbosa informou ao governador a conclusão, já no mês de maio, de cinco novas rodovias: Canhoba/Aquidabã (20 Km – R$ 19 milhões) – Tomar do Geru/ Itabaianinha (18 Km – R$ 12 milhões) – Rosário do Catete/General Maynard (8Km – R$ 5 milhões) – Siriri/Divina Pastora (10 Km – R$ 7,9 milhões), além de uma obra de elevada importância e que beneficiará uma das maiores bacias leiteiras do estado, a rodovia Sítios Novos/Santa Rosa do Ermírio (28 Km), em Poço Redondo, orçada em R$ 16 milhões, e que já está com 27 km prontos. “Todas as demais rodovias estão concluídas em suas obras de engenharia, restando apenas a instalação da sinalização vertical”, informou o governador, baseado no relato do secretário. Hospital do Câncer Valmor Barbosa comunicou ao governador que já foram licitados os projetos de infraestrutura: terraplenagem, água e esgoto, e pavimentação da área onde será instalado o Hospital do Câncer. Após a respectiva aprovação da Deso e da Adema, será dada a ordem de serviço para contratação dos respectivos projetos. “Na medida em que os projetos foram aprovados pelas respectivas instituições responsáveis, determinei que sejam licitadas de imediato as obras físicas. A autorização do governador é para licitação prioritária e imediata das respectivas obras, assim que as condições e requisitos técnicos permitirem”, assegurou Marcelo Déda. O governador também já autorizou, para o início de maio, o lançamento da licitação do projeto executivo do Hospital do Câncer, bem como dos demais projetos complementares, a exemplo de elétrico, hidráulico, refrigeração, da energia nuclear, dentre outros, que serão submetidos aos órgãos competentes. Outro projeto que também será autorizado é o que prevê a construção do Centro de Atendimento a Pessoas com Deficiência, que oferecerá atendimento nas especialidades inerentes. Canal de Xingó O secretário da Infraestrutura também relatou todas as tratativas mantidas em Brasília (DF), numa missão determinada pelo governador, onde reuniu-se com os técnicos do Ministério do Planejamento (a quem estão subordinadas as obras do PAC), e com o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Guilherme Almeida, para discutir as obras do canal de Xingó. O Governo do Estado deixou praticamente fechado um acordo com a Codevasf, no qual a empresa deverá realizar a licitação, até o mês de dezembro, através do regime de RDC integrado dos projetos e da obra do canal de Xingó. “Esse é um passo consistente que é dado pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal para a construção dessa obra de extrema importância para o semiárido sergipano”, comemorou o governador Marcelo Déda. Espaço Zé Peixe e Campus de Lagarto Ainda na reunião, o secretário da Fazenda, João Andrade, comunicou o depósito na conta da Seinfra dos recursos pertinentes à reforma que dará vida ao Espaço Zé Peixe (R$ 1,13 milhão), antigo Terminal Hidroviário, no Centro da capital, bem como da rodovia que permitirá acesso ao novo Campus da UFS em Lagarto, orçada em R$ 2,27 milhões. “A estimativa é de que assinemos a ordem de serviço do Espaço Zé Peixe ainda esta semana, e a da nova via de acesso se dará no ato de inauguração da biblioteca no Campus de Lagarto, onde pretendo participar no próximo dia 13 de maio”, antecipou o governador Marcelo Déda. Rodovia Santa Luzia/Crasto Ainda derivado das informações discutidas nessa reunião, o governador informou que o Ministério do Turismo já autorizou o lançamento da licitação da rodovia que ligará o município de Santa Luzia do Itanhy ao povoado Crasto (cerca de 5,5 Km), o que deverá ocorrer também em meados do mês de maio. Acompanhamento de Prioridades A exemplo da extensa reunião desta segunda-feira, o governador Marcelo Déda tem buscado realizar um acompanhamento criterioso de todos os projetos de obras em andamento considerados prioritários pela administração. Além disso, o governador tratou com os secretários da agilização de alguns projetos que estão em andamento para obras financiadas pelo Proinveste. “O secretário Valmor Barbosa relatou o andamento de cada um desses projetos a cargo da Seinfra e eu orientei que a ideia é, aprovado o Proinveste pela Assembleia Legislativa, contratado o empréstimo pelo Governo Federal e depositados os recursos no Tesouro Estadual, promova-se a contratação imediata da licitação de todas as obras que já contarem com projeto executivo. Queremos recuperar o tempo consumido numa longa tramitação legislativa na agilização dos projetos pertinentes a algumas das obras mais relevantes, como é o caso das rodovias e intervenções de mobilidade urbana em Aracaju”, destacou o governador Marcelo Déda.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Petrobras anuncia projetos culturais para Sergipe

A Petrobras divulgou hoje a lista final dos projetos contemplados na seleção pública do Petrobras Cultural 2012. Serão destinados R$ 67 milhões, a maior verba de todas as edições, a 134 projetos em 11 áreas culturais, abrangendo todas as regiões do país, nas linhas "Preservação e Memória" e "Produção e Difusão". O estado de Sergipe inscreveu 18 projetos e um foi selecionado. Em todo Nordeste, 33 projetos foram contemplados, sendo que Pernambuco e Bahia são os estados que mais tiveram projetos inscritos e aprovados. O resultado completo está disponível no site www.petrobras.com.br/ppc. Hoje foram anunciados os 102 projetos escolhidos em nove áreas de atuação: Apoio a Museus, Arquivos e Bibliotecas; Memória das Artes; Patrimônio Imaterial; Manutenção de Grupos e Companhias de Teatro; Manutenção de Grupos e Companhias de Dança; Circulação de Exposições; Produção de Filmes de Longa-Metragem para Salas de Cinema; Produção Literária: Ficção e Poesia e Apoio a Artistas, Grupos ou Redes Musicais. Em fevereiro deste ano, a Petrobras anunciou os contemplados nas áreas Festivais de cinema (20 projetos) e Festivais de música (12 projetos). Ao todo, a edição 2012 do Petrobras Cultural recebeu 4.309 projetos. Dos 134 contemplados, são 34 do Rio de Janeiro, 28 de São Paulo e 72 dos demais estados. A região Sudeste teve o maior número de projetos selecionados: 69. Em seguida aparece o Nordeste, com 33; seguida por Sul, com 15; Centro Oeste, com 10 e Norte, com sete. Os projetos selecionados podem ter atuação local, regional ou em todos os estados do país. Desta forma, Mato Grosso do Sul receberá 46 projetos culturais, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 45; Roraima e Maranhão, com 42; e Sergipe com 41. "Um dos objetivos do Petrobras Cultural é que todos os estados brasileiros tenham projetos inscritos e, se possível, selecionados. A Caravana Petrobras Cultural percorreu 27 cidades brasileiras para divulgar o Programa, buscando ampliar as oportunidades de circulação de bens culturais e fortalecer as cadeias produtivas do setor. Um exemplo é a exposição de imagens do fotógrafo Pierre Verger, que foi selecionada dentro da nova área Circulação de Exposições e poderá ser vista na Paraíba, em Goiás, no Piauí e no Mato Grosso do Sul", avalia Sérgio Bandeira de Mello, gerente de Patrocínios da Petrobras. Para esta edição foram criadas duas novas áreas de seleção: Circulação de Exposições e Apoio a Artistas, Grupos ou Redes Musicais. Outra mudança foi o aumento para três anos do período de patrocínio à Manutenção de Grupos e Companhias de Teatro e à Manutenção de Grupos e Companhias de Dança. Na seleção pública de Apoio a Artistas, Grupos ou Redes Musicais, o período de patrocínio é de dois anos. No caso de artistas ou grupos de música brasileira o objetivo é a realização de um projeto inédito, com turnê e gravação do material original, em estúdio ou ao vivo. As comissões de análise técnica da Seleção Pública Petrobras Cultural são formadas por profissionais que atuam diretamente nos setores presentes no programa, incluindo realizadores, pesquisadores, jornalistas, críticos, curadores, acadêmicos e editores, entre outros. A composição das comissões, renovada a cada seleção pública, busca a maior diversidade possível de perfis para o julgamento dos projetos, que são selecionados por seu mérito qualitativo. Em nove edições, a Seleção Pública do Petrobras Cultural já destinou R$ 380 milhões e contemplou 1.435 projetos em todas as regiões do país, valorizando a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional. Foram mais de 30 mil projetos inscritos, avaliados por diversos especialistas integrantes das comissões de seleção.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Programa "Mãe Canguru" tem salvado vidas em Sergipe

Aumentar o vínculo afetivo entre mães e bebês através do processo de humanização e proporcionar mais qualidade de vida aos recém-nascidos abaixo do peso. Esses são os objetivos do “Método Canguru”, um tipo de assistência neonatal que implica em contato pele a pele entre a mãe e o bebê prematuro. O procedimento é realizado na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), desde o ano de 2006. A MNSL é a única unidade de saúde do estado a trabalhar com o “Método Canguru”, sendo desenvolvido em três momentos. No primeiro, a criança é enviada para Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), quando nasce prematuramente, sendo que a mãe permanece internada na maternidade para acompanhar o filho durante o processo. Na segunda etapa, a criança é enviada para a companhia da mãe, quando aprende a sugar e mamar. O terceiro momento acontece após a criança ganhar peso satisfatório e ter alta médica. Ela é acompanhada pela MNSL até os dois anos de idade. O médico neonatologista e coordenador do Método Canguru na MNSL, Alex Santana, pontua que, para participar do projeto, o recém-nascido tem que pesar aproximadamente 1.250kg, ter um quadro de saúde clinicamente estável (não estar tomando soro, nem respirar com ajuda de aparelhos). Além disso, a mãe precisa estar disposta a passar por um pequeno curso de capacitação, para conhecer o projeto em todas as suas fases, para que possa ser realizado um trabalho integrado”, explica. De acordo com o neonatologista Paulo Menezes, no ano de 2012, mais de mil pacientes (entre mães e bebês) internados na MNSL foram assistidos pelo programa. Cada recém-nascido teve uma média de ganho de peso de 19 gramas, por dia. E com o trabalho houve também uma diminuição no tempo de permanência de internação. O estímulo ao aleitamento materno e o menor tempo de separação mãe-filho, evitando longos períodos sem estimulação sensorial, são os principais pontos do Método Canguru. Com essa metodologia, reduzimos permanência hospitalar de mães e bebês em até 12 dias”, fala. Mãe do pequeno Gustavo, que nasceu na MNSL, a professora Sueli Melo conta como o Método Canguru tem influenciado o desenvolvimento do bebê de forma positiva, fortalecendo também o estreitamento de laços. “Tenho acompanhado todo o processo, desde quando o Gustavo nasceu. A cada dia, vejo ele ficar mais forte e saudável. Com certeza, a melhor parte é saber que eu estou colaborando com os médicos e garantindo o bem-estar do meu filho”, afirma. História - A posição canguru foi idealizada na Colômbia, em 1979, para diminuir a mortalidade neonatal elevada naquele país. A ideia é que, com a colocação do recém-nascido no peito da mãe, é possível promover maior estabilidade térmica, substituindo as incubadoras, permitindo alta precoce, ganho de peso, crescimento e menor taxa de possíveis infecções hospitalares. No Brasil, o método foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como política fundamental de atenção ao recém-nascido prematuro, em 1999. Já no Estado de Sergipe a prática foi instituída em 2002, ainda na Maternidade Hildete Falcão Baptista.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

O Boticário inova para o Dia das Mães

A relação entre mãe e filha se materializa em novas fragrâncias e estojos presenteáveis para todos os gostos e bolsos. O Boticário se inspirou na cumplicidade da relação entre mãe e filha para surpreender neste Dia das Mães. Os lançamentos chegam com as fragrâncias Linda Inspiração e Linda Lindinha e estojos de cuidados pessoais na Coleção Inspiração. Além disso, composições de marcas consagradas comoLily, Floratta, Nativa SPA, Linda, Cuide-se Bem, Myriad, Anni e Acqua complementam as opções para todos os gostos e bolsos. As novidades chegam em edição limitada às mais de 3.550 lojas de O Boticário em 22 de abril. Segundo Mirelle Martinez, gerente de categoria de Datas Comemorativas de O Boticário, o Dia das Mães é a segunda data mais importante para o varejo e tratada de forma muito especial por O Boticário, desde a concepção dos produtos até a chegada de cada novidade nas lojas. “É um desafio para a marca trazer inovações e se reinventar a cada ano para encantar os consumidores. Os lançamentos de 2013 foram inspirados nas relações entre mães e filhas, que estão sempre juntas e são super amigas. Já os clássicos estojos vêm com diferencial de embalagem, mais sofisticada, e em opções para agradar mães de todos os estilos”, explica. Original de família floral frutal Linda Inspiração é sofisticada e ideal para mães modernas. O produto traz uma mistura de notas que conferem leveza e contemporaneidade à fragrância. Já Linda Lindinha, embora siga o mesmo caminho olfativo, possui ingredientes diferenciados que promovem a suavidade propícia ao público infantil. Apesar das fragrâncias serem diferentes, os frascos têm o mesmo formato e foram confeccionados em cores vibrantes. Linda Lindinha, além de ter uma embalagem menor, traz o glitter como diferencial para criar uma identidade com as meninas. De acordo com Alexandre Carlyn, perfumista da Symrise, a ideia é materializar em produto a simbiose de que toda mãe se reconhece em sua filha e que toda filha se espelha em sua mãe. “Trabalhamos com ingredientes que remetem tanto à infância quanto à vida adulta e transformamos em fragrâncias sentimentos que não podem ser traduzidos pela razão, como o constante 'estar presente' e o eterno compartilhar”, define. Coleção Inspiração - O Boticário também lança para o Dia das Mães estojos e itens individuais para cuidados com o corpo na Coleção Inspiração. O produto traz shampoo, condicionador e hidratante corporal. Complementam os lançamentos o kit com três Sabonetes em barra, o Óleo e o Creme desodorante Corporal. A coleção traz ainda frasqueira e nécessaire práticas e sofisticadas, ideais para serem levadas em viagens. Sucessos da perfumaria - Para os consumidores que apostam nas fragrâncias consagradas de O Boticário para presentear as mães, os estojos de diversas marcas de perfumaria e cuidados pessoais encantam e trazem acessórios exclusivos. O Estojo Lily Essence, traz, além de fragrância e do sabonete perfumado, uma linda bolsa de festa. Já a composição de Linda, vem com fragrância, sabonete e óleo perfumado. Acompanha o kit uma nécessaire dourada com espelho. Ainda na linha de presentes sofisticados, o Estojo Myriad traz a clássica fragrância acompanhada de loção hidratante e sabonete. De quebra, um kit de cutelaria complementa o presente. Entre as novidades, o recém-lançado Estojo Floratta Cerejeira em Flor oferece a fragrância, o óleo perfumado e uma carteira porta-joias. Para as mães que adoram dedicar um bom tempo para cuidar da beleza, o Estojo Nativa SPA Verbena + Aloe Vera é uma boa opção. Vem com sabonete líquido esfoliante, sabonete perfumado, loção cremosa hidratante e uma banheira organizadora. O Estojo Cuide-se Bem é ótimo para as mães práticas, que têm uma rotina agitada, mas não descuidam dos cuidados diários. A opção traz nécessaire transparente portátil com três versões de creme para mãos e cutículas. Na linha mãe delicada que aprecia uma suave fragrância, o Estojo Anni é perfeito. Traz desodorante colônia, loção corporal, sabonete e uma delicada nécessaire. Para finalizar, a sugestão acessível aparece no Estojo Acqua Cheiros do Brasil, com perfumaria, sabonete e loção. Todos os kits presenteáveis trazem uma tag exclusiva com a mensagem “Mãe, você é a minha maior inspiração”, em papel metalizado, brilhante, que simula um espelho para refletir toda a beleza da relação entre mãe e filha.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Governo de Sergipe vai reduzir 20% dos gastos públicos

Tendo como meta gerar economia nas contas de água e energia para investir melhor em outras demandas, o Governo de Sergipe deu início ao projeto para redução de gastos em prédios utilizados pela Administração Pública Estadual. A meta é reduzir R$ 2 milhões nestes tipos de contas públicas em um ano. "Segundo levantamento realizado sobre o ano de 2011, constatamos que os gastos com as contas de água e energia chegaram ao patamar de cerca de R$ 10 milhões nos prédios do Governo do Estado. Sendo assim, desenvolvemos esse projeto que traz impactos positivos do ponto de vista econômico, racionalizando os recursos dos cofres públicos para um melhor direcionamento, como também do ambiental, com uso consciente dos recursos naturais", analisa Oliveira Junior, secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão. Aliado ao projeto, o Governo de Sergipe também publicou o decreto de número 27.735/2011 para contenção de despesas. "Nele, ficou determinada a adoção de medidas de redução de gastos, fixando um percentual de 20% como meta de economia do Estado em suas contas públicas", revela Oliveira Júnior. Como funciona - Para pôr em prática a proposta, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) realizou o pregão eletrônico 061/2012 com objetivo de contratar, de forma centralizada, os serviços de reenquadramento técnico-tarifário. Segundo o superintendente-geral de Compras Centralizadas, Aristides Ferreira Neto, os serviços da proposta de redução de gastos compreendem a realização de uma auditoria nas contas de energia e água dos últimos cinco anos. "Serão analisados 120 prédios localizados em Aracaju e pertencentes à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Secretaria de Estado da Educação (Seed), à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e à Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Como a contratação é centralizada, outros órgãos do Estado também podem ser assistidos", explica. Para que o objetivo proposto seja alcançado, a empresa contratada analisa as contas de energia e de água, suas tarifas, demanda e consumo de prédios públicos, fazendo o levantamento dos gastos desnecessários nas contas de energia e de água, com vistas a solicitar ressarcimento junto às concessionárias. Em seguida, será implementado um sistema de acompanhamento e gerenciamento das contas de energia e de água, para o qual haverá treinamento com os servidores que o utilizarão, no intuito de monitorar e manter os resultados obtidos. "Por fim, a etapa final do projeto constituirá um levantamento das atividades humanas que, direta ou indiretamente, possam ter impacto sobre o uso desses recursos naturais. Serão, portanto, desenvolvidas práticas que os otimizem a utilização dos serviços de água e energia, como a análise da qualidade e da capacidade de iluminação existente e das condutas aplicadas para o alcance de um uso mais racional de água, envolvendo tanto a introdução de materiais com tecnologias voltadas à sustentabilidade, quanto a conscientização dos servidores, com palestras e vivências nas entidades onde o reenquadramento for efetuado", aponta o superintendente. A empresa contratada, vencedora do certame, foi a Strom Engenharia LTDA, sendo a vigência do contrato estipulada em doze meses, sendo que ela já realizou a primeira etapa com o levantamento das contas de energia de 28 prédios - cerca de 23% do escopo total. Nesse grupo, foi constatado que o gasto anual é de R$ 4.998.095,40 e ficou concluído que a economia a ser proporcionada nesses prédios será de R$ 817.500, o equivalente a 16,36% do gasto anual.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Boticário lança Nativa SPA

Águas de Banho oferece frescor e conforto a mulher brasileira O Boticário amplia linha Nativa SPA com doze fragrâncias que tornam o ritual de beleza ainda mais. A linha foi criada para prolongar ainda mais a sensação refrescante que o banho desperta. As novidades chegaram as mais de 3.550 lojas da marca em 25 de março. "As fragrâncias das Águas de Banho de Nativa SPA são perfeitas para serem aplicadas após o banho em todo o corpo, seco ou molhado. As novidades renovam a beleza feminina, dando continuidade ao seu momento SPA e complementando o ritual de perfumação." explica Vanessa Schroeder, gerente da Categoria de Cuidados Pessoais de O Boticário. Ao todo, são doze fragrâncias que irão ajudar as mulheres a recarregar as energias, sentir a leveza e o frescor de uma perfumação abundante com duração de até quatro horas. Cinco delas - Jabuticaba & Castanha, Pitanga, Ameixa, Limão & Patchouli e Lichia - serão comercializadas nas lojas de O Boticário, e as outras sete - Flor de Lotus, Hibisco & Ânis, Kiwi, Lavanda & Benjoin, Mandarina & Damasco, Melissa & Alecrim e Rosa & Cassis - poderão ser encontradas nas lojas Nativa SPA, nas cidades de Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro e São José do Rio Preto (SP). Novidades em fragrâncias -Três novas fragrâncias passam a compor a linha Nativa SPA Águas de Banho. A Jabuticaba & Castanha proporciona conforto e aconchego, enquanto a de Pitanga oferece energia e vitalidade. Já a de Ameixa, acentua a feminilidade e o exostimo. Sucesso em vendas, permanece no portfólio a fragrância Limão & Patchouli, indicada para quem busca refrescância após o banho e a Lichia, retorna em um novo formato, mas com a mesma fragrância que desperta alegria. As embalagens das Águas de Banho de Nativa SPA têm formas orgânicas e curvilíneas, similares ao corpo feminino e também vêm com válvula splash, o que as tornam práticas e modernas. Além disso, são muito resistentes e podem ser transportadas e manuseadas em diferentes lugares, pois são produzidas com material pet. Sobre Nativa SPA -Criada em 2006, Nativa SPA é uma linha completa de produtos de cuidados pessoais, desenvolvida com ingredientes naturais e exóticos para corpo, rosto, banho e perfumaria, produzidos a partir de 17 famílias de ingredientes. Envolvente, Nativa SPA promove rituais de beleza muito mais prazerosos às mulheres contemporâneas, pois desperta novas sensações com suas cores, texturas e fragrâncias, proporcionando prazer e auto-confiança.