quinta-feira, 27 de março de 2014

Pesquisa sobre Relatório Mundial de Seguros

Relatório Mundial sobre Seguros aponta que lucro das seguradoras depende de melhorar a experiência de transformação digital dos clientes. Pesquisa da Capgemini revela que canais digitais precisam se aperfeiçoar nas áreas de pagamento de sinistros e aquisição de apólices;nos mercados em desenvolvimento da Ásia-Pacífico e América Latina, é alta a importância desse tipo de canal entre os clientes mais jovens, de 18 a 34 anos. A Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, e a Efma[1], organização mundial sem fins lucrativos, que reúne cerca de 3,3,mil empresas varejistas de serviços financeiros em mais de 130 países, divulgam o World Insurance Report 2014, Relatório Mundial sobre Seguros em português. Segundo o estudo, apesar do aumento substancial dos lucros das seguradoras devido à queda do número de sinistros[2], apenas 32% dos clientes do setor de seguros tiveram experiências positivas com suas seguradoras em 2013, em todo o mundo. Como resultado, aproximadamente 70% dos clientes do setor ameaça trocar de seguradora, indicando, pelo segundo ano, que a perda de clientes permanece alta e que as empresas devem priorizar a oferta de uma experiência melhor, para reduzir a evasão e garantir lucro. O relatório conclui que os canais digitais, com destaque para os canais móveis, são os que mais prometem gerar lucros relacionados ao comportamento dos clientes. Também de acordo com os clientes e seguradoras analisados para o relatório, é necessário haver um aperfeiçoamento dos canais digitais nas áreas de pagamento de sinistros e aquisição de apólices. A demanda por canais digitais cresceu em ritmo acelerado. As seguradoras acreditam que, em cinco anos, quase um terço de seus negócios ocorrerão por meio digital - cerca de 20% em canais online e aproximadamente 11% em canais móveis. No Brasil, os canais digitais têm alcançado quase a mesma importância dos tradicionais no País, com um número maior de clientes de todas as faixas etárias passando a utilizar estes novos meios para as suas necessidades de seguros. "Nosso estudo conclui que as seguradoras podem aumentar seus lucros oferecendo uma experiência positiva aos clientes, observando sua preferência pelo uso da internet e de canais digitais. As empresas que tiverem capacidade de entregar produtos e serviços digitais durante os diferentes estágios do ciclo de vida do seguro, principalmente no pagamento de sinistros e na aquisição de apólice, obterão mais vantagens em relação à concorrência," afirma o diretor de vendas e marketing da divisão global de serviços financeiros da Capgemini, Jean Lassignardie. O estudo aponta que o mercado brasileiro de seguros "não-vida", como de automóveis e patrimoniais, se tornará mais forte com os investimentos em infraestrutura para sediar a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Outro ponto importante é que as seguradoras brasileiras continuam adquirindo sistemas de gestão de sinistros automatizados para aumentar a eficiência dos processos internos e redução de custos. Experiência positiva dos clientes atrelada a comportamentos que geram lucros O Índice de Experiência do Cliente, que analisa respostas de mais de 15,5 mil consumidores do setor de seguros por meio da pesquisa "Voz do Cliente"[3], encontrou uma conexão clara entre uma experiência positiva do cliente e os comportamentos que geram mais lucro, tais como compras adicionais e indicações de possíveis clientes. O índice conclui que os consumidores com experiências positivas são quase duas vezes mais suscetíveis a fazer indicações e 50% mais propensos a fazer compras adicionais. Isto vale, principalmente, para os mercados em desenvolvimento, onde as experiências dos clientes com as companhias de seguros são relativamente novas. Por outro lado, as experiências negativas podem ser prejudiciais. O percentual de clientes que expressaram a intenção de deixar suas seguradoras é o dobro para aqueles com experiências negativas ou neutras. "As seguradoras precisam oferecer uma experiência positiva a seus clientes todas as vezes que interagirem com a companhia", analisa o secretário geral da Efma, Patrick Desmarès. "Essa experiência positiva e consistente ajudará a criar uma base de clientes leais e, definitivamente, lucrativos". O relatório revela que os corretores ainda são o principal canal de geração de uma experiência positiva para o cliente (39% para seguros de vida; 47% para outros tipos de seguros)[4], seguidos pela internet (32% vida, 41% outros) e canais móveis (26% vida, 31% outros). A Holanda registrou o maior aumento nas experiências positivas do cliente, com 18,2%, graças, principalmente, aos canais digitais e corretores. Nos mercados em desenvolvimento da Ásia-Pacífico e América Latina, a importância dos canais digitais é bastante alta entre os clientes mais jovens (entre 18 e 34 anos), que preferem os canais digitais aos tradicionais. Experiências positivas em canais móveis causam mais impacto Os canais móveis são os que apresentam menor probabilidade de propiciar uma experiência boa aos clientes mas, quando oferecem, são os que mais influenciam seu comportamento. Os consumidores são mais propensos a recomendar a empresa a amigos (48% para seguros de vida e 47% para outros seguros) e a comprar produtos adicionais (40% tanto para vida como outros). "De todos os canais digitais, os móveis são os mais eficazes em oferecer acesso imediato à seguradora em simplificar as tarefas, reduzindo os passos necessários. Nossas análises indicam que têm o maior potencial de levar os clientes a adotar hábitos que gerem retorno financeiro. As seguradoras que se dedicam a aprimorar a experiência dos clientes, por meio de canais móveis, estarão bem posicionadas para otimizar o desempenho de seus negócios", explica Lassignardie. A transformação digital é fundamental para melhoria da experiência dos clientes, mas as seguradoras estão ficando para trás Empresas com forte presença digital e foco nos clientes são, em média, 26% mais lucrativas do que outras empresas[5]. Para atender à demanda pelo digital e aprimorar a experiência dos clientes, as seguradoras precisam adotar uma abordagem de cima para baixo para a transformação digital. Ao mesmo tempo, devem promover excelência operacional na retaguarda para garantir a lucratividade. Assim, as principais áreas de foco das seguradoras neste ano deveriam ser a integração multicanal, a maximização das mídias sociais e análise preventiva. De acordo com a pesquisa "Voz do Cliente", da Capgemini, os clientes mencionaram a obtenção de informação. Sobre a divisão global de Serviços Financeiros da Capgemini A Divisão Global de Serviços Financeiros da Capgemini une a experiência no segmento, serviços inovadores e distribuição mundial de última geração para atender ao segmento de serviços financeiros. Com uma rede de 24.000 profissionais, que atendem a 900 clientes no mundo inteiro, a Capgemini trabalha em conjunto com os principais bancos, seguradoras e empresas do mercado de capitais, fornecendo soluções de negócios e de TI e liderança intelectual que geram um valor tangível. Sobre a Efma - Como organização internacional sem fins lucrativos, a Efma reúne mais de 3.300 instituições de serviços financeiros de mais de 130 países. Tendo como associados quase um terço de todos os grandes bancos de varejo do mundo inteiro, a Efma já provou ser um recurso valioso para a indústria global, oferecendo aos seus membros acesso exclusivo a uma variedade de recursos, bancos de dados, estudos, artigos, notícias e publicações. A Efma também oferece inúmeras oportunidades de networking por meio de grupos de trabalho, comunidades online a reuniões internacionais.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Semana de Extensão da UNIT será aberta dia 24

Semana de Extensão da UNIT semana discutirá a criatividade e inovação. O evento acontecerá de 24 a 28 de março, abertura às 19 horas, no Auditório do Campus da Farolândia. “Criatividade e Inovação para o desenvolvimento local”. Este é o tema da Semana da Extensão 2014 (Semex) da Universidade Tiradentes (Unit) que será realizada de 24 a 28 de março. O objetivo central da semana é divulgar a extensão universitária, demonstrar as ações extensionistas de forma prática e ilustrativa para toda a sociedade. Segundo o pró-reitor de extensão da Unit, Gilton Kennedy, o evento contará com 82 palestras e 270 minicursos. “A palestra de abertura acontecerá no dia 24 à noite, no Teatro Tobias Barreto, e terá como ministrante a professora Cláudia Sousa Leitão”. O pró-reitor afirmou que este ano a novidade é a apresentação do Parque dos Falcões. Ademais, ele disse que a Unit instalará uma tenda cultural, onde acontecerão variadas apresentações artísticas. “O evento acontecerá no Campus Aracaju Centro, Aracaju Farolândia, Propriá, Estância e Itabaiana”. Professor, Gilton Kennedy . Ele também garantiu que a semana é aberta a toda comunidade. “Quem quiser participar da semana e nos minicursos é preciso se inscrever no site www.unit.br/semex. A inscrição da semana completa custa R$35,00 e para o minicurso custa uma lata de leite em pó de 400g. O leite recolhido será enviado para institutos beneficentes”, afirma. “Toda a comunidade pode ter certeza que será um grande evento, no qual, criamos o novo, sempre preocupados com o conhecimento e a comunidade. A Unit é uma Universidade que tem uma responsabilidade muito grande com a população. Esta semana vem pra concretizar o compromisso que temos com a sociedade”, finaliza.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Programa Mais Médicos em Sergipe bate recorde atendimentos

Uma população equivalente aos três maiores municípios do interior de Sergipe é assistida pelos profissionais do Programa Mais Médicos. São mais de 350 mil sergipanos, o equivalente a 17% da população de todo o Estado, que já podem contar com o atendimento médico no município em que residem de segunda a sexta-feira. Sergipe tem 112 médicos participantes do Programa Mais Médicos. Cada um assiste até 4 mil pessoas, pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). O número de pacientes sob a responsabilidade desses profissionais é estabelecido pela portaria 2488/2011, do Ministério da Saúde, que aprovou a Política Nacional de Atenção Básica. Os médicos do programa estão em 38 municípios, todos com histórico de carência de médicos que atendessem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Do total de cidades com médicos do programa, 53% têm população extremamente pobre. PSF agora está indo bem A cidade de Poço Redondo, a 180 quilômetros da capital, se encaixa nesse perfil. Tem 32.949 habitantes (IBGE/2010) e 20% de sua população sobrevivendo com renda per capita de até 70 reais/mês. Os primeiros profissionais do Mais Médicos chegaram a esta cidade do Alto Sertão sergipano no primeiro ciclo, no mês de setembro. Eram três profissionais. Hoje, o município tem cinco médicos cubanos. "O PSF agora está indo bem", disse o prefeito Roberto Araújo. A dona de casa Claudiane de Oliveira confirma a fala do prefeito Roberto. "O espaço da clínica é bom. É grande. Só achava ruim antes quando o médico faltava muito. Agora, não. Tem médico todos os dias", testemunhou a paciente da médica cubana Yoándria Marin Laera. Cumprindo a carga horária. O Programa do Governo Federal foi lançado em 8 de julho de 2013. Os critérios para a contratação de médicos são a vulnerabilidade da população e a falta de médicos para cumprir a carga horária de 40 horas semanais, conforme preconiza a Estratégia de Saúde da Família do Ministério da Saúde. A cidade de São Cristóvão, a menos de 15 quilômetros da capital, aderiu ao programa assim que foi lançado. Na adesão, ficou caracterizado como município da Região Metropolitana de Aracaju. Assim como Poço Redondo, esse município, o terceiro mais populoso do interior de Sergipe, foi contemplado no primeiro ciclo com três médicos (dois brasileiros e um intercambista). A médica Sandra Gláucia da Conceição chegou em São Cristóvão no dia 19 de setembro. Ela aderiu ao Programa Mais Médicos como intercambista (médico, brasileiro ou estrangeiro que concluiu o curso de Medicina fora do país). Na quarta cidade mais antiga do país, outros dois profissionais do Programa compõem o quadro de médicos do PSF e dão tranquilidade à população assistida por essas equipes que passou a contar com assistência médica durante a semana e durante todo o dia. Terceiro ciclo - No início deste mês de março, uma nova turma de médicos, desta vez todos cubanos, desembarcou no Aeroporto de Aracaju. Eles fazem parte do terceiro ciclo do programa. Com esse grupo, subiu para 112 o total de profissionais em Sergipe, sendo 92 cubanos e os demais brasileiros formados no Brasil e intercambistas, que são brasileiros ou estrangeiros, exceto cubanos, formados no exterior. A médica Evangelia Mustlie Kindlan faz parte deste grupo recém-chegado ao Estado para trabalhar em Propriá, a 98 quilômetros da capital. "Nosso chefe, em Cuba, nos falou da importância de trabalhar no Brasil, porque aqui é muito pobre e precisa de médico todo dia perto do doente. Em Cuba, nós temos consultório perto da casa de nossos pacientes e essa pessoa, se tem problema vai rápido até a gente para se consultar. É isso o que nós vamos fazer aqui 'no Sergipe'", disse a médica pausadamente para tornar o "portunhol" bem compreensível, o que conseguiu. Municípios com Mais Médicos - Os municípios que têm médicos do Programa Mais Médicos são: Aracaju, Arauá, Aquidabã, Brejo Grande, Boquim, Carira, Capela, Cedro de São João, Cristinápolis, Estância, Frei Paulo, Gararu, Ilha das Flores, Japoatã, Lagarto, Macambira, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pirambu, Poço Redondo, Propriá, Santa Luzia do Itanhy, Santo Amaro, São Cristóvão, Simão Dias, Tobias Barreto, Umbaúba, Rosário do Catete, São Domingos, Tomar do Geru, Neópolis, Salgado, Santana do São Francisco e São Francisco.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Saúde do Estado participa do "Mais do Governo"

Ao passar próximo das imediações do Colégio Vitória de Santa Maria na manhã do sábado, 08, a dona de casa Marilúcia de Almeida ficou encantada e curiosa com a estrutura montada. Acontecia ali a segunda edição do Mutirão de Assistência e Inclusão Social (MAIS), uma iniciativa do Governo do Estado que oferece gratuitamente serviços de saúde, cidadania e inclusão a toda a comunidade. "Imediatamente fui em casa e peguei minhas duas filhas. Fizemos exames, minha filha mais nova tirou a carteira de identidade. Também ganhei flores logo quando cheguei. Gostei muito de ter participado", afirma Marilúcia. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou do MAIS em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), Fundação de Saúde Parreiras Hortas (FSPH) e Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). A primeira edição do MAIS ocorreu no mês de novembro de 2013 no Bairro Santos Dumont, em Aracaju. Nesta segunda edição, o mutirão recebeu aproximadamente 2.500 pessoas. No evento, os moradores do bairro Santa Maria tiveram acesso a diversos serviços como consultas, avaliação antropométrica (aquela que realiza medição de altura, peso e medida abdominal), aferição arterial, massoterapia, acupuntura e reiki. No local, as famílias receberam também todas as orientações sobre como prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. O evento contou com a presença da Unidade Móvel "Fique Sabendo", que disponibilizou 300 Testes Rápidos para detecção do HIV, Sífilis, Hepatites B e C. A população também assistiu à uma palestra do médico Almir Santana, gerente do programa Estadual DST/Aids, da SES, que falou sobre a importância da realização do Teste Rápido e do pré-natal para evitar que a Sífilis Congênita passe para o bebê. Nos estandes da SES, 847 pessoas foram beneficiadas. Desse total, foram realizados 150 testes rápidos para detecção de Sífilis e 150 para a detecção de HIV, aplicaçãode vacinas, exames de PSA (próstata), 259 avaliações antropométricas (com aferição de pressão), 18 cadastros de medula óssea, massagens corporais, realizações de acupuntura auricular e 222 crianças receberam escovações supervisionadas. "Dos Testes Rápidos realizados, 5 reagiram positivo para a Sífilis. Desses, dois casos chamaram nossa atenção. Um foi de uma gestante de 9 meses com Sífilis e que não tinha feito o pré-natal. Esta é a segunda gravidez dela e na primeira também não teve acompanhamento. A segunda foi uma moça de 18 anos com 7 meses de gravidez e que também estava com a doença sem ter feito o pré-natal. Todas foram encaminhadas a uma Unidade Básica de Saúde para acompanhamento. Desde 2010, temos trabalhado para diagnosticar e acabar com a Sífilis, mas alertamos para a importância no pré-natal nessa prevenção. O agente comunitário de saúde é importantíssimo para fazer a busca ativa dessas pacientes e nos informar para darmos o suporte ao tratamento", esclarece o médico Almir Santana, gerente do programa Estadual de DST/Aids. As palestras contaram com um público de 349 pessoas. Dessas, 244 crianças foram orientadas sobre saúde bucal. As pessoas também receberam orientação sobre violência, sobre dengue e esclarecimentos sobre câncer de mama e de colo de útero. "O Santa Maria é uma comunidade que merece nossa atenção especial pela quantidade de pessoas que aqui reside e que precisa de muita informação sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis. O MAIS foi fundamental para darmos esse reforço no tema e a busca pelo Teste Rápido superou nossas expectativas. Distribuímos panfletos, conversamos pessoalmente com cada morador e entregamos preservativos. A camisinha é a maior barreira para prevenir as DST e a Aids", reforça Almir Santana. A doméstica Juciara Silva gostou da iniciativa. "Sempre tive vontade de fazer esse teste, mas nunca pude. Peguei minha senha, aguardei pouco tempo e logo realizei. Não doeu e em pouco tempo saiu o resultado. Aproveitei para levar preservativos para usar com meu marido. Temos que nos cuidar", justifica. As crianças também não ficaram de fora. Com muita música e animação, a equipe dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e estagiários da Universidade Federal de Sergipe (UFS) mostraram aos pequenos e às mães a importância da escovação para evitar doenças e a cárie. No escovódromo, os profissionais mostraram como é feita uma escovação correta e o uso do fio dental. "Tenho dois filhos e sempre digo que é importante escovar os dentes após as refeições. Gostei muito da atenção dos dentistas com minhas crianças. Ensinar o correto também é uma forma de atenção e carinho", diz a autônoma Vânia Maria da Conceição. Ainda no MAIS, a Fundação de Saúde Parreiras Horta também esteve presente através do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), mostrando a importância da doação de sangue e a realização do cadastro de medula óssea. Para a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, "o MAIS é uma iniciativa grandiosa e significativa do Governo do Estado, que tem como objetivo promover e fortalecer a integração de todos os serviços oferecidos com a sociedade. A SES marcou presença trazendo diversos serviços e ações, serviços esses já consolidados como, por exemplo, a Unidade Móvel Fique Sabendo, para a realização do Teste Rápido para detectar as DST e Aids, e o trabalho da equipe da Vigilância, para orientar a comunidade sobre o perigo da Dengue. O bairro Santa Maria nos preocupa porque há possibilidades do foco da doença. Esse trabalho em conjunto do Governo do Estado, da SES e da própria comunidade faz com que as pessoas tenham mais acesso à saúde e se previnam. O MAIS é um evento especial e de resultados significativos". Para o diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Hamilton Santana, "esse tipo de evento é importante porque traz mais cidadania e oportuniza à comunidade carente os serviços ofertados pelo Estado. Essa ação do Governo é importante em função de promover mais inclusão social e saúde". O governador de Sergipe Jackson Barreto destacou a escolha do bairro Santa Maria para a realização do MAIS, em especial, no Dia Internacional da Mulher. "Nada melhor do que levar cidadania a uma região periférica da capital, um local onde se tem o maior número de mulheres em Aracaju. Viemos em parceria com diversas Secretarias de Estado para prestar e oferecer diversos serviços. Todos os órgãos do Governo estão aqui investindo no cidadão, na nossa gente e hoje, de forma muito especial, porque todos os dias são das mulheres. Hoje é um dia especial. Comemorar o Dia Internacional da Mulher em um bairro carente significa doar amor, mostrar carinho e respeito pelas nossas mulheres. Elas merecem todas as homenagens por serem nossas heroínas anônimas, que lutam e que fazem mágica para criar sua família com dignidade", afirmou o governador.