sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Mais Médicos em Sergipe


Municípios sergipanos recebem 60 novas vagas para o Mais Médicos

 

Cerca de 20 cidades solicitaram mais médicos ao Ministério da Saúde

Notícias Sergipe
Por Fernanda Araujo
O Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, abrirá 4.146 novas vagas para atender a 1.294 prefeituras e 12 distritos indígenas que aderiram ao edital de expansão da iniciativa. Em Sergipe, 27 municípios solicitaram mais médicos e receberam, ao todo, 60 novas vagas.
A capital sergipana, Aracaju, foi a que recebeu maior número de vagas, 13. Em seguida, vem São Cristóvão com oito novas vagas para o Mais Médico; Tobias Barreto com quatro; Simão Dias e Capela com três.
As demais cidades de Areia Branca, Canhoba, Carira, Cedro de São João, Cristinápolis, Japoatã, Lagarto, Malhador, Neópolis, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Pedrinhas, Pirambu, Poço Verde, Porto da Folha, Propriá, Riachuelo, Santa Luzia do Itanhy, Siriri, Telha e Umbaúba receberam entre uma ou duas vagas.
Segundo o MS, o governo federal vai garantir em 2015, a partir disso, a permanência de 18.247 médicos nas unidades básicas de saúde de todo o país, levando assistência para cerca de 63 milhões de pessoas. Serão 4.058 municípios beneficiados, 72,8% de todas as cidades do Brasil, além dos 34 distritos indígenas. "Até 2014, 14.462 médicos atuavam em 3.785 municípios, beneficiando 50 milhões de brasileiros".
A expansão da iniciativa serve para priorizar os municípios com dificuldade de contratar médicos na atenção básica, além de integrar os que já contavam com vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Ainda segundo o Ministério da Saúde, 66% das prefeituras atendidas no novo edital estão dentro do critério de vulnerabilidade social e econômica.

A região que recebeu maior número de vagas foi o Nordeste, totalizando 1.784. O Sudeste solicitou 1.019 médicos, seguido do Sul (520), Norte (395) e Centro-oeste (393). Nos Distritos Indígenas serão abertas 35 vagas. Dentre as 4.146 novas vagas disponíveis, 361 são para reposição de profissionais que deixaram o programa.
Regras
Os médicos já inscritos no programa terão que competir as vagas com os 15.747 recém-formados que se inscreveram em janeiro desse ano. Os médicos que se inscreveram no novo edital só tiveram até ontem (5) para indicar até quatro municípios de diferentes perfis onde desejam atuar. Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios. Os que não forem selecionados terão outras duas oportunidades para escolher as cidades, nos períodos de 23 e 24 de fevereiro e 17 e 18 de março, como segunda e terceira chamadas. O profissional que for alocado no município que escolheu e não se apresentar na unidade básica de saúde na data prevista não poderá participar das outras chamadas.

Nenhum comentário: