quarta-feira, 22 de abril de 2015

SAMU SERGIPE ATUA EM MONITORAMENTO

Nubia da Silva ..., 11:32 Marcar como: Não lidaImportanteMostrar detalhes | Encaminhar | Responder 

 
Samu 192 Sergipe atua como parceiro em monitoramento e resposta às enchentes
Após a elaboração de um plano de contingência para situações emergenciais, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), atua como entidade parceira de órgãos, como a Defesa Civil Estadual e Municipal, para assistência em casos de desastres naturais e durante prevenção aos efeitos das chuvas ou da seca.
De acordo com a superintendente do Samu, Conceição Mendonça, o plano de contingência foi elaborado no último mês de janeiro e está apto a ser adaptado em quaisquer outros planos de contingência para situações emergenciais.
"O plano de contingência do Samu se adapta ao plano elaborado pela Defesa Civil Municipal, com objetivo de oferecer assistência às vítimas em casos de desastres naturais. Tendo em vista a aplicação do plano de contingência do Samu em períodos, como carnaval, Semana Santa e no acidente ocorrido em março, em Laranjeiras, consideramos agora as vulnerabilidades, ameaças, riscos, surtos epidêmicos, acidentes com múltiplas vítimas, desastres e eventos de massa", explicou a gestora.
InfraestruturaSegundo Conceição, a atuação do Samu em parceria com a Defesa Civil Municipal consiste em dispor de uma infraestrutura capaz de impulsionar equipes de resposta rápida aos casos críticos que, porventura, venham surgir. As mesmas deverão ser compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de veículos de urgência, além de toda a equipe gestora do Serviço, em apoio aos desabrigados e desalojados.
"A parceria se estende também à Vigilância Epidemiológica, Sanitária e de análise da água [Vigiagua]. Além de integrar essas ações, o Samu realizará também o monitoramento junto a esses órgãos para atendimento pré-hospitalar de pacientes com possíveis doenças de veiculação hídrica, como hepatite, leptospirose, doenças diarreicas e doenças de pele", acrescentou Conceição Mendonça.
Em períodos críticos, de desastres naturais e prevenção aos efeitos das chuvas, o Samu 192 Sergipe manterá de sobreaviso três equipes assistenciais de suporte avançado, além de um veículo de intervenção rápida (VIR) e duas ambulâncias "Off Hoad", modelo 4 x 4, para acesso a áreas difíceis.
"Estaremos integrando o plano de contingência para desastres naturais em Sergipe, por meio de equipes especializadas de resposta rápida e veículos para apoio à população afetada por possíveis enchentes, após convocação da Defesa Civil Estadual ou Municipal. As ações serão desempenhadas mediante parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde [SES], também em preparação para os eventos juninos realizados em Sergipe", assegurou ainda a superintendente do Samu 192 Sergipe.

Defesa Civil Estadual -Na última semana, profissionais do Samu 192 Sergipe marcaram presença no Seminário Estadual de Prevenção aos Efeitos das Chuvas, promovido pela Defesa Civil Estadual, no sentido de sensibilizar cidadãos dos 75 municípios sergipanos frente ao período onde há maior incidência de chuvas. Segundo dados do Centro de Meteorologia de Sergipe, o período entre maio e julho favorece o maior índice de chuvas."Para isso, pretendemos orientar a população sergipana na tomada de medidas que visam reduzir riscos de enchentes, entre elas, a limpeza de canais para dinamizar o escoamento fluente da água e a coleta coerente do lixo produzido. Nesse processo, o Samu participa como órgão de atuação relevante em casos de desastres ou em outros eventos considerados graves, disponibilizando a assistência pré-hospitalar móvel devida, através das suas equipes assistenciais e de toda uma infraestrutura especialmente preparada para ocasiões críticas", destacou o coordenador estadual da Defesa Civil, o tenente-coronel José Erivaldo Mendes.

Nenhum comentário: