terça-feira, 5 de maio de 2015

Campanha "Sou Amigo do Samu"


Campanha 'Sou Amigo do Samu - Não Passo Trote' pretende reduzir chamadas falsas



A intenção de divulgar percentuais que apontam para o elevado número de chamadas falsas destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) se associa a necessidade de conscientização para a importância do uso correto do Serviço. Através da campanha 'Sou Amigo do Samu - Não Passo Trote', realizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP/Samu), internautas e telespectadores estão tendo acesso a informações diversas sobre a problemática dos trotes, que chega a compreender 65% das chamadas destinadas ao 192.

De acordo com a superintendente do Samu, Conceição Mendonça, esse percentual está relacionado a emissores em fase adulta, que emitem trotes no intervalo entre às 0h e 6h, diariamente. "Nesse momento, os profissionais da Central de Regulação do Samu estão muito mais propensos a receber palavras de baixo calão. Já no período entre 12h e 18h, esse percentual reduz para 45% do total das chamadas, sendo a grande maioria desses trotes enviados por crianças e adolescentes", explicou a gestora, alertando para o registro interno de todos os contatos usados para chamadas falsas.
Após a estratificação de dados correspondentes às rotinas diárias do Serviço, uma das amostragens aponta para o total de 1.741 ligações destinadas ao Samu 192 Sergipe e dessas, apenas 191 requisições que geraram atendimentos. Segundo Conceição Mendonça, no primeiro quadrimestre de 2014 o número de chamadas falsas destinadas ao Serviço chegou a 54 mil ligações. No mesmo período deste ano, esse número passou para 65 mil.

"O percentual médio anual de chamadas falsas emitidas por requisitantes simuladores gira em torno de 40% do total de chamadas. Um número alarmante e que inspira uma campanha permanente de conscientização, daí a ação desenvolvida pelo NEP/Samu, que visa educar a população e alertar sobre os prejuízos causados ao próprio usuário do Sistema Único de Saúde [SUS] que precise de atendimento móvel pré-hospitalar de urgência", acrescentou a superintendente.
Trote custa caro
Outros dados fornecidos pelo Samu correspondem ao custo médio dispensado para a saída de uma Unidade de Suporte Avançado (USA ou UTI móvel) do Samu, que gira em torno de R$ 5.100. Já o custo médio de saída de uma Unidade de Suporte Básico (USB) é de R$ 980.
"A emissão de trotes ao Samu acarreta diversos males, entre eles, a possível chegada tardia da equipe assistencial na cena ou a desassistência dos pacientes que estiverem necessitando, realmente, de atendimento pré-hospitalar de urgência. Provoca também o desgaste das equipes para uma ocorrência inexistente e o desperdício de recursos que deveriam ser utilizados no salvamento de vidas", alertou a superintendente do Samu 192 Sergipe.
Outras ações educativas
Além da sensibilização pelas redes sociais, a campanha 'Sou Amigo do Samu - Não Passo Trote' pretende sensibilizar estudantes das mais diversas unidades de ensino sobre o uso correto do Serviço 192. Para isso, peças teatrais serão apresentadas e materiais informativos, distribuídos na intenção de que se tornem receptores de informações e também multiplicadores. A campanha também compreenderá blits educativas realizadas em pontos estratégicos de Aracaju, a exemplo da Passarela do Caranguejo, e em rodovias interestaduais.
Utilidade e benefícios
No geral, o cidadão deve acionar o Samu em casos de traumas de grandes proporções, em situações de rebaixamento de nível de consciência, em caso de suspeita de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), dispneia muito súbita ou insuficiência respiratória aguda que inspire suplementação de oxigênio, suspeitas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou derrame cerebral, entre outros casos configurados como graves.
Em situações de queimaduras graves, acidentes de trânsito com vítimas, intoxicação, trabalhos de parto onde haja risco de morte para o bebê ou para a mãe, casos de afogamentos, de choques elétricos, acidentes com produtos perigosos, ferimentos por armas de fogo ou branca (faca, facão) ou mesmo em casos de pacientes psiquiátricos em crise, o cidadão deve também realizar chamada telefônica gratuita para o 192.
Muitas vezes, o próprio usuário pode se dirigir a uma unidade de saúde para receber atendimento ou mesmo entrar em contato com as equipes do Samu através do 192 para obter orientação médica, sem que haja, necessariamente, envio de viaturas até o local.

Nenhum comentário: