quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Saúde do Estado e SAMU realizam Blitz Educativa

Os profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) realizaram uma blitz educativa na manhã desta quarta-feira (12), com objetivo de sensibilizar a população sobre os riscos dos acidentes motociclísticos. A ação aconteceu na Praça General Valadão, Centro de Aracaju, e representou mais uma iniciativa da campanha do Governo do Estado ‘Motociclista Vivo’.
O objetivo da campanha é reduzir os altos índices de acidentes envolvendo motocicletas, cujas estatísticas apontam Sergipe como o primeiro estado no ranking brasileiro a apresentar motociclistas sequelados ou mortos. ‘Motociclista Vivo’ foi lançada na última segunda-feira (3), no Colégio Vitória de Santa Maria, mediante atuação das Secretarias de Estado da Saúde, Educação (SEED) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE).
De acordo com a superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), Conceição Mendonça, que esteve presente na blitz, juntamente com outros profissionais do Serviço, 75% das chamadas feitas para o 192 estão relacionadas a casos clínicos e 25% a casos traumáticos que necessitam de assistência pré-hospitalar móvel de urgência. Desse último percentual, 68% das ocorrências correspondem a acidentes com motocicletas.
“O objetivo da atuação do Samu na campanha é contribuir para a redução desses índices, alertando os motociclistas sobre a importância de usar capacetes com viseiras abaixadas, de respeitar a sinalização de trânsito e sinalizar quando houver necessidade
de mudança de faixa, entre outras recomendações. Dados estatísticos levantados no Samu também apontam para a faixa etária entre 15 e 25 anos como sendo a mais comum nos casos de acidentes com motocicletas”, ressaltou a superintendente do Samu 192 Sergipe.
Uma dupla de socorristas que utilizam motocicletas para oferecer assistência pré-hospitalar em casos de urgência, os chamados motossocorristas, também atuaram na blitz educativa. “Quando saímos para atender um paciente, a fim de oferecer suporte básico de vida, atentamos para diversos cuidados que tornam segura a nossa locomoção. Trata-se de uma forma prudente e profissional de mostrar que utilizamos coerentemente a motocicleta e que a mesma, quando bem conduzida, pode salvar vidas”, ressaltou Aline Maciel, motossocorrista há quatro anos.

Nenhum comentário: