quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Cerca de duas mil vítimas por Intoxicação no Huse

        Cerca   duas   mil   vítimas   por  intoxicação  no Ciatox  do Huse 



O Centro de Informação e Investigação Toxicológica (Ciatox) é a referência em Sergipe no atendimento e na informação sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de pessoas vítimas de intoxicação por produtos tóxicos, animais peçonhentos (cobras, aranhas, escorpiões), plantas venenosas, entre outros. Ele está localizado há onze anos no Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE).

Por se tratar de um serviço de vigilância em saúde, o Ciatox faz parte da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat), coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A Renaciat é uma rede formada por 35 unidades em 18 Estados e o Distrito Federal.  Os dados estatísticos referentes aos últimos oito meses (janeiro a agosto) registraram 1983 casos por intoxicação humana, intoxicação animal e de solicitação de informação por agente tóxico. Do total de registros, 1852  foram casos de intoxicação por abuso de álcool e outras drogas, 297 por medicamentos, 627 por picadas de animais peçonhentos e 122 por ingestão de alimentos. Além destes, 46 foram por uso de agrotóxicos agrícolas e 10 por uso doméstico.  As pessoas que sofrem uma intoxicação ou envenenamento ainda têm dúvidas sobre qual a diferença entre ambos. A intoxicação é uma manifestação clínica causada pela interação com substâncias clínicas. Já o envenenamento é causado por toxinas naturais de plantas e animais peçonhentos. Mas, quando uma vitima chega as dependencias do Huse, o tratamento é realizado pelo Ciatox.

O serviço disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) funciona com uma equipe multidisciplinar de médicos, farmacêuticos, médicos veterinários, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O Ciatox oferece respaldo técnico às equipes que atuam nos pronto socorros de hospitais da rede pública e privada no que diz respeito às intoxicações. As pessoas que sofrem uma intoxicação ou envenenamento ainda têm dúvidas sobre qual a diferença entre ambos. A intoxicação é uma manifestação clínica causada pela interação com substâncias clínicas. Já o envenenamento é causado por toxinas naturais de plantas e animais peçonhentos. Mas, quando uma vitima chega as dependencias do Huse, o tratamento é realizado pelo Ciatox.

O serviço disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) funciona com uma equipe multidisciplinar de médicos, farmacêuticos, médicos veterinários, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O Ciatox oferece respaldo técnico às equipes que atuam nos pronto socorros de hospitais da rede pública e privada no que diz respeito às intoxicações. De acordo com o farmacêutico coordenador do Ciatox, Antônio Medeiros Venâncio, várias causas por intoxicação continuam chegando ao hospital e faz um alerta aos pais.  “As principais continuam sendo em primeiro lugar por abuso de álcool e outras drogas, seguido de intoxicação por animais peçonhentos  como cobra, aranha e escorpião. Em terceiro lugar está a intoxicação por medicamentos. Fazemos uma alerta também aos pais quanto aos cuidados com as crianças e os produtos de limpeza acondicionados em frascos de refrigerantes e medicações parecendo balas. Vale a pena redobrar os cuidados em casa”, explicou.

Orientação -  A coordenação do Ciatox faz uma orientação para as pessoas que forem vitimas de uma intoxicação ou suspeita dela. O contato é gratuito e deve ser imediato pelo telefone 0800-722-6001 e encaminhar o paciente para o Huse. Além do 0800, o Ciatox disponibiliza os telefones (79) 3259-3645 e (79) 3216-2677. Um serviço de atendimento para a população, com médicos e profissionais de saúde, 24 horas por dia.
A médica e toxicologista, Júlia Cardoso, destaca que a precisão no diagnóstico é fundamental para um resultado bem sucedido.  “Vale lembrar que algumas dicas são importantes para que o tratamento seja eficiente, por isso, se a intoxicação for medicamentosa que o paciente leve a bula do remédio que tomou. Se a vitima foi picada por animais peçonhentos, o ideal é que o animal seja capturado e levado em um frasco para que o médico veja qual o procedimento adequado com a vítima. Isso ajuda na precisão do diagnóstico. Tudo isso otimiza o atendimento e ajuda para um resultado eficaz”, informou a médica.




Nenhum comentário: