segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Servidores do TCE acompanham curso sobre "Projeto Básico e Projeto Executivo"




 

Nesta segunda-feira, 16, e na terça-feira, 17, acontece mais um módulo do curso de “Auditoria de Pessoal, Obras e Serviços”, promovido pela Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Nesta edição a proposta é trabalhar o tema de “Projeto Básico e Projeto Executivo” junto a servidores da Diretoria de Controle Externo, Obras e Serviços.  O objetivo central deste curso é identificar possíveis falhas nos projetos antes que estas possam influenciar nas obras. 

De acordo com o instrutor do tema, professor do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Antônio Resende Góes, o ideal é que os erros ou incompletudes no projeto sejam identificados antes da conclusão da licitação.
“Abrir esta discussão é necessário pela importância que tem um projeto bem executado na conclusão da obra. Quanto mais completos os projetos, melhores as obras. Já na licitação o projeto deve ser bem avaliado e detalhes analisados na fase de elaboração para que se entregue o melhor serviço possível para a população”, disse o professor.



Participante do curso, o analista Esdras Batista Jesus, aponta a importância de mais conhecimento técnico dos profissionais da sua área. “Através do conhecimento técnico mais aprofundado pode-se observar as falhas do projeto que causam aditivos de preços, obras mal feitas, problemas de contabilidade que prejudicam o erário, sendo possível trazer ganhos para a população que necessita daquela construção”, explicou.

Nenhum comentário: