quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Projeto "Vira-Lata" para proteger animais abandonados



 

Projeto social Vira-Latas ganha apoio de agência de marketing digital

Iniciativa já foi vista por mais de 100 mil pessoas e conta com apoio de diversos artistas para a conscientização do desamparo animal.
Em 2008, Tiago Ferigoli, publicitário, depois de conhecer a dura realidade que a sociedade impõem aos animais, percebeu que havia a possibilidade de conscientizar diversas pessoas, criando a iniciativa Vira-Latas, começando o projeto com a publicação de um livro que retratava o abandono de animais.
Cenas do filme Vira-Latas
A partir daí, o projeto teve um bom desenvolvimento com a venda dos livros, camisetas e outros produtos que são convertidos na conscientização das pessoas, além da continuação desse trabalho com o lançamento de um documentário que retrata o abandono de animais no Brasil. Documentário esse que está em fase de arrecadação de fundos através de uma plataforma crowdfunding para poder ir ao cinema.
Para auxiliar na visibilidade da ação social na internet, o Vira-Latas conta com o apoio da Agência St, responsável por todo o desenvolvimento da plataforma de crowdfunding e criação de estratégias para que o site seja encontrado pelos usuários brasileiros, essas que são todas focadas no trabalho de SEO.
“Fiquei assustado e animado com o número de pessoas que buscam informações sobre animais no Brasil, são mais de 2 milhões, além da iniciativa que encanta. A forma como o Vira-Latas busca informar a conscientizar as pessoas sobre um problema que é aparentemente invisível para as pessoas, nos entusiasma à conseguir resultados” disse Eduardo Storini, diretor da Agência St, que é responsável pela criação das estratégias de marketing digital para a ação. “Conforme estamos consolidando o nosso trabalho e aplicando as táticas elaboradas, conseguimos perceber grandes resultados, o que nos faz sempre buscar novos meios e passos que possam sempre levar a ação mais para frente e que mais pessoas passem a conhece-lo”, comenta Storini sobre o projeto.
O apoio da Agência St iniciou-se em setembro de 2014, desde então foram desenvolvidos um novo site institucional para o projeto, plataforma de crowdfuding para captação de recursos para o filme, sistema inteligente de envio de email marketing e a nova frente é um portal de conteúdo colaborativo aberto à participação de qualquer um que tenha informação útil para contribuir com os brasileiros.
Com as aplicação de técnicas de SEO, o portal caminha para seus primeiros 10 mil visitantes por mês, segundo Ferigoli “O meio digital representa uma importante ferramenta de comunicação nos dias de hoje, essencial para qualquer tipo de campanha. Os resultados até aqui comprovam que a parceria com a Agencia St trouxe muitas vantagens para o projeto, não apenas com resultados estatísticos, mas também, com uma infinidade de ideias criativas que, com toda certeza, irão somar e influenciar positivamente o crescimento do projeto como um todo. Um projeto que conta com brands como Pedigree, Ediouro, Moip, Agência St e muitas outras, representa um marco significativo como modelo de negócios. Essa é a corrente do bem, o verdadeiro empreendedorismo social, onde todos se ajudam e se beneficiam, profissionais, o público e principalmente, os animais.”
Sobre Agência St
A Agência St é uma empresa especializada em Marketing Digital. Gerencia projetos de diversos segmentos e possui ampla experiência em estratégia de aumento de tráfego e geração de leads para negócios através do meio digital . Saiba mais: http://agenciast.com.br/.  

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Secretário de Saúde visita Hospital em São Cristovão



  José     Sobral   destaca    importância    Hospital   de   São Cristóvão



Seguindo a agenda de visitas às unidades de saúde do interior sergipano, o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, esteve na manhã desta quarta-feira, 28, no Hospital Nosso Senhor dos Passos, em São Cristóvão. Acompanhado pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o gestor percorreu todos os setores da unidade, conversou com gestores e servidores e avaliou a importância do Hospital para o fortalecimento da Rede de Saúde. “O Hospital Nosso Senhor dos Passos é muito bem estruturado.

Gostei muito do que vi. A equipe de gestão é dedicada e possui as contas equilibradas. O que precisa, agora, é otimizar os serviços para que ele entre definitivamente na Rede. O Hospital é fundamental para a comunidade de São Cristóvão, já vem começando a prestar um significante serviço e vai entrar na regulação de Sergipe. Não tenho dúvidas que ele será uma excelente retaguarda para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse)”, destacou o secretário José Sobral.  

O Hospital Nosso Senhor dos Passos é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que tem a Associação Nosso Senhor dos Passos como mantenedora. Com 70 anos de tradição em São Cristóvão, o Governo do Estado reformou a unidade, investindo em R$ 7 milhões para a obra e aquisição de equipamentos. 

A diretora operacional da unidade, Lívia Santos Menezes, apresentou todo o Hospital ao secretário José Sobral. Hoje, a unidade possui perfil de hospital local e conta com 45 leitos de Pronto Socorro (PS) para atendimento 24 horas, sala de estabilização de casos críticos até o encaminhamento para o serviço de alta complexidade. A unidade possui ainda laboratório em funcionamento e conta com a sala de raio X e o centro cirúrgico já concluídos.

“O Hospital realiza procedimentos de urgência e emergência de baixa complexidade. A reforma do Hospital foi de grande importância para nossa comunidade. Ele está pronto, com toda a ambiência adequada para garantir o atendimento aos usuários”, afirmou Lívia Santos Menezes.

Segundo Marcos Santana, diretor presidente do Hospital Nosso Senhor dos Passos, a unidade realiza uma média de 6 mil atendimentos por mês. No ano de 2014, foram contabilizados 55 mil atendimentos. Ele conta que a atual gestão espera dobrar esse quantitativo, a partir da reabertura do setor de internamento e do centro cirúrgico.

“Por enquanto não realizamos internamento e cirurgias, mas estamos viabilizando a instalação dos equipamentos, que já estão adquiridos, para que esses serviços sejam retomados o mais breve possível. A visita do secretário José Sobral foi fundamental para conhecer o hospital como um todo e nos apoiar na celeridade dos nossos projetos”, explicou Marcos Santana.  Ao final da visita, o secretário José Sobral destacou ainda que “a vinda da nossa equipe a São Cristóvão superou todas as expectativas e estamos ansiosos para ver mais resultados nesse Hospital porque vai ampliar o atendimento da demanda de toda a Grande Aracaju. Já está pronto, tem um modelo de gestão integrado e, em breve, vai funcionar em plenitude”. 



terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Pólo Industrial de vidro investira meio bilhão em Sergipe


Pólo industrial de vidro investirá meio bilhão em Sergipe
 

O governador Jackson Barreto se reuniu na manhã desta terça-feira, 27, com representantes do Grupo Saint-Gobain/Verallia, entre eles o diretor geral da América do Sul, Hugues Denissel, para apresentação e solicitação do Projeto de Acesso à unidade da Indústria Vidreiro do Nordeste, que está sendo construída em Estância. O Projeto de Acesso a indústria, na BR 101, Km 142, obedece às normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e é legalmente necessária para que a fábrica possa iniciar suas atividades dentro do cronograma previsto, em outubro deste ano, com perspectiva que em novembro já possuam produtos no mercado.

“Precisamos deste acesso para liberar as atividades na fábrica, onde temos um investimento de grande tamanho. Construímos uma fábrica de classificação mundial para fazermos o melhor possível para atender o mercado do Nordeste e do Brasil. Só falta esse acesso para tornar possível toda a logística para acompanhar o desenvolvimento do negócio. Temos mais seis ou sete meses para construir este acesso e iniciar este  grande sucesso para o estado de Sergipe e a cidade de Estância”, informa o diretor geral da Saint-Gobain Vidros S/A / Verallia na América do Sul, Hugues Denissel.

Jackson comemorou o início das operações da Saint-Goban em Sergipe e o surgimento de um pólo vidreiro na região sul.  “O que me deixou mais feliz é que o grupo trouxe informações de que paralelo com a construção da fábrica da Saint-Gobain virá para o estado outras três empresas: uma mineradora, uma recicladora e uma transportadora. A instalação de mais essas outras empresas significa dizer que vai se ampliar o pólo naquela região, que vai gerar mais empregos para a população de Estância e região. Também fiquei muito satisfeito com o adiantamento das obras e com a informação de que em novembro a fábrica já estará produzindo. É esse ciclo virtuoso que eu não quero que haja descontinuidade. Agora mesmo, recebemos informações de que no Baixo São Francisco, uma área muito pobre que realmente precisa da mão do governo, a produção de arroz cresceu ao lado do trabalho dos pequenos agricultores e do governo que levou sementes de qualidade e doou para os produtores. É assim que o estado cresce e se desenvolve com essa parceria da área privada com a área pública”, disse o governador.

A pedra fundamental da nova Indústria Vidreira do Nordeste (IVN) foi lançada em 24 de março do ano passado. Somente o investimento na implantação da fábrica será de aproximadamente R$ 300 milhões, numa área de 35 mil m². A planta de Estância será a quarta e mais moderna empresa da Verallia no Brasil, ligada à fábrica de embalagens de vidros da multinacional Saint-Gobain.

O secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, explica que a chegada da Saint-Gobain em Sergipe foi o ponto inicial para o surgimento de um pólo regional ligado à indústria do vidro. “A fábrica em Estância está em boa evolução de acordo com cronograma de execução físico- financeira. A chegada da Saint-Gobain no estado trouxe também a Mineração Jundu, e ainda vai ter uma recicladora e uma transportadora. A mineradora vai usar matéria-prima e mão de obra local para fornecer insumos para fábrica; já a transportadora vai escoar a produção e também trazer matéria-prima, e tem a recicladora que vai absorver principalmente cacos de vidro com cooperativas de catadores de vidros, porque eles também usam material reciclado”.

De acordo com o secretário, o complexo todo envolve investimentos na monta de R$ 500 milhões. “O investimento de R$ 500 milhões não é só naquela região de Estância, mas diversos municípios da região, porque as quatro empresas irão contratar e qualificar mão de obra local. Não virá mão de obra de fora”.

A maior preocupação do governador Jackson Barreto ao incentivar a vinda da Saint-Gobain foi com a geração de emprego na região. Por isso, o governador garantiu que fará o possível para colaborar com o início das atividades da fábrica. “De todas as obras que realizamos uma das que me deixa mais feliz é quando trazemos fábricas para o estado, porque isso é garantia de emprego para o povo”, disse o governador.

Um dos focos da empresa que está se instalando em Estância é a contratação de mão de obra local, para isso, consta no orçamento a oferta treinamento para qualificar a mão de obra. O cronograma da empresa, que na fase de construção já gera 500 empregos no município, prevê a contratação de 200 funcionários para trabalharem na linha de produção. Esses funcionários serão contratados seis meses antes do inicio das atividades na fábrica para passarem por capitação, uma vez que, a empresa representa um novo ramo para o estado e uma nova vocação para a região de Estância.

“Eles irão levar essas pessoas para conhecer a unidade de São Paulo e treinarem na prática lá, após o treinamento prévio aqui no estado, para que elas sejam capacitadas e treinadas para que a gente tenha absorção de mão de obra local. É um investimento muito importante, foi uma atração de investimentos que trouxe outros investimentos e inclusive fez com que, em função de outros investimentos locais que já têm lá, hotéis novos sejam implantados na região de Estância para atender a demanda dos executivos que vão lá trabalhar. Como é o caso do grupo Celi, que vai construir um hotel em Estância”, expõe Saumíneo ao ressaltar o ciclo virtuoso de desenvolvimento para região.

Segundo os representantes da Saint-Gobain, a escolha por Sergipe se deu pelas indicações positivas de colaboração do Estado, que trabalha dentro das possibilidades legais a fim de facilitar e agilizar o processo de instalação de novas empresas.

“Pelo grande potencial apresentado pelo estado e por sentir que é realmente uma motivação muito forte do lado do governador para ajudar o negócio, o que consequentemente fomenta o desenvolvimento do estado, optamos por Sergipe. A obra está muito bem, com o trabalho de empresas locais, cada vez que possível, e também empresas internacionais para trazer o nível de tecnologia, porque essa fábrica é uma inovação no estado de Sergipe. Temos que trazer a tecnologia, o apoio técnico para desenvolver o negócio”, conjuntura Denissel.

A reunião foi acompanhada pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), Roberto Bispo, pelo assessor para assuntos de Economia do Governo, Ricardo Lacerda e pelo assessor especial, Carlos  Roberto  Cauê.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Novas Regras para o FIES



Projeto  estabelece  novas   regras  para  o  financiamento pelo  Fies

Está em análise na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) projeto que altera as regras de seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para que as instituições de ensino superior incluam oferta proporcional ao número de vagas em cada curso e concessão mediante desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 


 O projeto (PLS 433/2014) é oriundo de sugestão de participantes do Projeto Jovem Senador de 2013. Os estudantes Ivanlis Nascimento da Costa, João Vitor Silva, Isamara Cardoso de Brito e Maria Eduarda Nunes da Silva destacaram a necessidade de democratizar o acesso dos candidatos a cursos de graduação de maior competitividade, como os de medicina e odontologia.


 Para os estudantes, as instituições destinam poucas vagas pelo Fies para alguns cursos, o que, além de agravar as desigualdades sociais, torna inócuo o programa. Segundo eles, a destinação de 20% dos financiamentos, no mínimo, para todos os cursos, corrigiria esse vício e daria oportunidades aos estudantes de menor renda a terem acesso aos cursos com mensalidades mais altas. 


A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que foi relatora da matéria na CDH, deu parecer favorável ao projeto. Ela ressaltou a importância de corrigir a distorção no acesso e na distribuição dos financiamentos, o que reduz as oportunidades de jovens e adultos das classes desfavorecidas se matricularem em cursos mais competitivos.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Cresce procura por Cirurgia Plástica para o Carnaval



O Carnaval é a maior vitrine de corpos transformados pela cirurgia plástica


O Carnaval é aquela festa que se aguarda com ansiedade, por parte das mulheres principalmente. Algumas escolhem a data para fazer um verdadeiro desfile de seios, abdômen, bumbum e pernas torneadas. O que muita gente não sabe é que nem sempre a malhação consegue proporcionar todos estes corpos esculturais, mas sim com a ajuda de uma boa intervenção plástica cirúrgica, já que há uma específica para cada parte mencionada.

Pensar na cirurgia plástica como uma saída para obter o corpo perfeito não é o problema. O X da questão é que na busca pelo corpo perfeito para o Carnaval, algumas pessoas acabam entrando em cirurgias arriscadas, com técnicas e profissionais duvidosos. Como manchetes recentes dos noticiários, no caso de uma famosa celebridade, que fez uso de uma técnica prejudicial que não foi aceita pelo organismo, levando-a à UTI. Por isso, é sempre mais coerente procurar métodos confiáveis e médicos registrados na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a SBCP.

Fazer lipoaspiração para ter a barriga ideal, colocar silicone para ter os seios perfeitos, fazer preenchimento nas panturrilhas e nádegas para ter o corpo torneado da Rainha de Bateria, modelar o nariz ou o queixo de forma a afinar o rosto, são mudanças que podem elevar a autoestima de qualquer pessoa, fazendo-a se sentir bem consigo mesma. Mas é aconselhável que estas transformações sejam sutis, sem muito exagero. “Da mesma forma que é comum ver no Carnaval um desfile de corpos perfeitos, é possível também encontrar experiências malsucedidas de pessoas que abusaram do poder do bisturi. Por isso, a busca pelo equilíbrio deve ser constante, mesmo quando se trata de remodelar o corpo e o rosto”, aconselha o diretor.

Para os que almejam ter o corpo semelhantes às beldades que brilham no Carnaval e Sambódromos de todo Brasil através da cirurgia plástica, mas não dispõem do dinheiro suficiente para pagar à vista, há opção de recorrer a uma assessoria administrativa que intermedeie as transações financeiras, como é o caso do Centro Nacional - Cirurgia Plástica, que oferece soluções para o pagamento de procedimentos cirúrgicos. “Hoje já é possível realizar o parcelamento do pagamento da cirurgia plástica em até 36x”, conclui Korn. Para saber mais, acesse: www.plasticaparcelada.com.br/.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Secretário José Sobral fala sobre os desafios


Secretário José Sobral fala sobre os desafios da Saúde na TV Atalaia


O problema do financiamento da saúde que precisa ser discutido entre Estado, União e Municípios para garantir a assistência aos pacientes sergipanos, e que hoje é um dos gargalos do setor, foi um dos assuntos discutidos pelo secretário de Estado da Saúde, José Sobral, em entrevista à TV Atalaia na tarde desta quarta-feira, 21. Segundo ele, a saúde pública não pode esperar.

"Temos hoje uma receita de 70% para a saúde. Porém, temos o gasto a mais, entre 78% e 79%, por causa das demandas judiciais e pela necessidade de manutenção diária de toda a rede. Há uma sobrecarga na questão financeira. Todo o país sabe que é preciso rediscutir o financiamento público. Precisamos encontrar uma forma de financiar. Se esse financiamento virá ou por um novo imposto, através do redirecionamento de recursos de outras áreas, ou remanejamento das áreas de custeio, precisamos estudar e discutir com todas as esferas políticas de controle", destacou o secretário.

Para  José Sobral, outro gargalo da saúde é gestão. "Se um médico de uma equipe apresenta atestado por alguma dificuldade ou um problema de saúde e não comparece, se viabiliza uma outra equipe para o plantão. O gestor precisa saber qual é o médico e onde ele estará, qual é equipe de apoio que estará em um determinado local. Como administrar, por exemplo, o almoxarifado do Huse. Recentemente, com o Hospital Cirurgia fechado, há sobrecarga no Huse que, muitas vezes, é a primeira ou a última porta do paciente. O Huse está acudindo esses pacientes e não fecha suas portas", afirma.

O secretário de Estado da Saúde destacou, também, a visita realizada por ele e a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde e da Fundação Hospitalar de Saúde nas unidades.

"Daremos continuidade nas visitas em todas as unidades de urgência e emergência do Estado. Vimos que a única unidade do sistema de urgência e emergência do Estado de Sergipe que tem superlotação na parte pediátrica é em Propriá. Isso significa que no Baixo São Francisco, a Rede de Atenção Básica não está com a pediatria em funcionamento mesmo com todos os programas implementados pelo Governo do Estado. Nem o Huse tem a área pediátrica superlotada", ressalta José Sobral.

Questionado sobre o interesse dos médicos em colaborar com o Governo do Estado, o secretário José Sobral disse que, ao visitar o Huse, notou comprometimento de toda a equipe de assistência. "Na minha visita, não posso falar dos médicos que faltaram. Mas nos que estavam presentes percebi envolvimento e determinação para trabalhar. Vi jovens médicos e enfermeiros empenhados em realizar os procedimentos. Isso é muito importante para somar com nosso trabalho. Se não tem um sistema eficiente de gestão hospitalar de escala e de materiais, fazendo o comparativo de custo médio da unidade, se a situação não está clara para o gestor, de nada adianta todos os esforços", complementa.

Fundação Hospitalar de Saúde

Ainda durante a entrevista, José Sobral foi questionado sobre a situação da Fundação Hospitalar de Saúde, cujo Ministério Público Federal pediu a extinção.

"A posição do Governo em relação à renovação dos contratos com a Fundação Hospitalar de Saúde é clara. Entendemos que devemos fazer a renovação. Tanto é que o processo está em trâmite e para avaliações e pareceres da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Se acabar a Fundação, o maior problema gerado será a desassistência nas unidades. O Huse e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes nunca fecham suas portas e não podem fechar. Se tiver a extinção, as consequências serão sérias. A renovação deve acontecer. O MPF pediu liminarmente a extinção. Se houver uma sentença, vamos optar pela continuidade que é a política do Estado até para reestruturar o modo e a forma de atendimento", declarou.

"A Fundação Hospitalar de Saúde é pública de direito privado e é um órgão indireto e não é da administração direta.  Há entendimento  jurídico dessa questão. Há um somatório de esforços de todos os sindicatos para a renovação, menos do  Sindimed  que é a favor da extinção. O Governo pensa na necessidade de renovar para evitar o caos. Acredito no bom senso. O direito à Justiça é, acima de tudo, o bom senso através das discussões com os sindicatos com o próprio Governo, pelos órgãos de fiscalização. Se todos não se comprometerem com a qualidade do serviço, não terá sucesso", complementou.

O secretário José Macedo Sobral apontou ainda sobre as ações diferenciadas para agregar ao trabalho do Governo do Estado. "Algumas demandas são judiciais e temos que cumprir, tendo orçamento ou não. Existem outras demandas dos acontecimentos como epidemias. Temos acompanhado de perto o problema da Dengue, que é Atenção Básica e Município, sendo que o Estado fornece todo o material e até equipes. Em saúde pública, o Estado gasta mais do que se arrecada para evitar colapso. A vida humana é a mais importante", afirmou.

Alerta sobre Materiais Escolares

ABNT alerta  sobre o perigo de materiais escolares 


Compra de um objeto inadequado pode ser prejudicial à saúde da criança.
Com a volta às aulas, papelarias e livrarias de todo o país ficam lotadas de pais e filhos à procura de materiais escolares para o início deste ano letivo. Entre as mais variadas opções de cores, desenhos e formatos, os consumidores devem estar atentos a qualidade dos itens utilizados dentro e fora das salas de aula. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui variadas normas sobre o tema, as quais garantem mais segurança aos alunos e mais tranquilidade aos pais. Abaixo, algumas dicas que os consumidores devem se atentar na hora da compra:

- Nos cadernos espiralados, o acabamento dado nas extremidades das espiras metálicas deve formar travas que impossibilitem a formação de pontas agudas. O arame metálico deve ser revestido; - Nos cadernos grampeados, o arame deve ser revestido;
- Os artigos escolares destinados a crianças com até quatro anos não podem ter bordas cortantes nem mesmo funcionais;
- Lancheiras e merendeiras não podem ter alça com comprimento livre de cordas e elásticos que possam se enroscar para formar uma volta ou um laço;
- Os artigos destinados às crianças maiores de três anos, que apresentarem partes pequenas, devem ter advertência de faixa etária imprópria, seguido da indicação do perigo específico em sua embalagem do produto e/ou embalagem expositora;
- A embalagem deve ser adequada ao tamanho do produto, evitando amassamento e outros defeitos que possam comprometer a sua qualidade ou utilização;
- Nas etiquetas ou rótulos de identificação da embalagem devem constar as seguintes informações: número de unidades, marca do produto, CNPJ e endereço eletrônico do fabricante, além das informações adicionais.

A ABNT se preocupa em garantir segurança, comodidade e qualidade à sociedade e oferece um leque de normas que possuem as orientações sobre o assunto. Algumas são: o ABNT NBR 15733:2012 - Tecnologia gráfica - Cadernos escolares espiralados, costurados, colados, argolados ou grampeados, com capa dura ou capa flexível - Requisitos;
o ABNT NBR 15730:2012 - Tecnologia gráfica - Folhas soltas para uso escolar - Requisitos;
o ABNT NBR 15818:2012 - Tecnologia gráfica - Agendas escolares - Requisitos;
o ABNT NBR 15236:2012 VERSÃO CORRIGIDA:2013 - Segurança de artigos escolares;
o ABNT NBR 15778:2009 - Uniforme escolar - Requisitos de desempenho e segurança;
o ABNT NBR 14006:2008 - Móveis escolares - Cadeiras e mesas para conjunto aluno individual;
o ABNT NBR 16108:2012 - Caneta esferográfica, gel e roller - Comprimento de escrita - método de ensaio;
o ABNT NBR 15732:2012 - Tecnologia gráfica - Cadernos de cartografia e de desenho, espiralados, grampeados, costurados ou argolados - Requisitos;
o ABNT NBR 6046:2012 - Tecnologia gráfica - Caderno de papel almaço - Requisitos;
o ABNT NBR 14724:2011 - Informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação.   Para saber um pouco mais sobre estas e outras normas referentes ao assunto acesse www.abnt.org.br/catalogo.

Sobre a ABNT  -   A ABNT é o Fórum Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das normas brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Sergipe e mais 17 Estados são beneficiados pelo Programa de Segurança Alimentar

O Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional nos Estados e Municípios (MapaSAN)  mostrou que  Sergipe  e  mais 17  estados têm espaços institucionais específicos para coordenar a política de segurança alimentar. A pesquisa, inédita e coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), detalha como o Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) está sendo executado no Brasil. Em Sergipe,  o   Programa é executado pela  Secretaria  de  Inclusão Social e Combate à Pobreza (SEIDS), através  da secretária,   Eloisa   Aquino  Déda.

Criado por lei em 2006, o Sisan passou a ser reconhecido e a ter a participação de 23 estados e do Distrito Federal, bem como dos 1.628 municípios que participaram do MapaSAN. A adesão significa que devem ser desenvolvidas “políticas intersetoriais que respondam ao fortalecimento dos circuitos locais de produção, abastecimento e consumo, às ações de SAN [Segurança Alimentar e Nutricional] na saúde, na assistência social, na educação, entre outros”, conforme o estudo. Amapá, Goiás e Rio Grande do Norte não participaram da pesquisa.

Nos estados onde existem espaços institucionais específicos para coordenar a Política de Segurança Alimentar, como coordenadorias (28%), departamentos (17%) e superintendências. Em todas essas unidades da federação, também foram criadas as chamadas câmaras de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisans), que em 79% dos casos têm trabalhado em planos estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional.
Sete estados têm planos concluídos. Por meio deles, são organizadas ações como saneamento básico, doação de alimentos, oferta de refeições, aquisição de alimentos da agricultura familiar, acesso à água, fomento à produção e transição agroecológica e à agricultura familiar.

Entretanto, existem dificuldades para consolidar o sistema, como a formação técnica dos profissionais, priorização por parte dos gestores e garantia de financiamento. Em relação aos municípios, 19% disseram ter recursos orçamentários próprios para políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, 61% informaram não ter recursos e 20% não souberam responder. Eles também dispõem de poucos equipamentos públicos que possibilitam acesso à alimentação, como os restaurantes populares, existentes em apenas 112 cidades e, as cozinhas comunitárias, em 135.

“É um desafio para o sistema, que ainda é um sistema muito recente e precisa crescer em várias áreas, como pessoal, protocolo e serviços”, disse Michele Lessa, diretora da secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS.
Michele destaca, contudo, ações em andamento, como políticas de capacitação, financiamento de conferências e realização de convênios com 25 estados. Por meio deles, o governo federal repassa de R$ 350 mil a R$ 400 mil por ano, a cada unidade, para fortalecimento institucional.

“O mapeamento nos permite mostrar que os municípios por conta própria fazem várias ações de segurança alimentar e nutricional”, disse. Exemplo disso são as feiras populares, presentes em 72,2% das cidades pesquisadas.


O MapaSAN reúne dados coletados entre agosto e novembro de 2014 e pode ser conferido na internet. O mapa registrou a existência de 5.119 feiras, espaços populares onde são comercializados alimentos produzidos essencialmente pela agricultura familiar. Além disso, foram encontradas 1.331 feiras agroecológicas distribuídas em 624 municípios.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Salvador celebra a lavagem do Bonfim



Salvador celebra a lavagem das escadarias do Bonfim
Ritual do século XVIII reúne mais de meio milhão de fiéis e turistas em ato religioso
baiana.jpg
Com vassouras e água de cheiro, baianas de Salvador repetem desde 1773 o ritual de lavagem das escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, na Bahia. Nesta quinta-feira (15), a dona de casa Graça Neri, que já foi uma das 200 baianas que arremessava o líquido perfumado e esfregava os degraus com vassoura de palha, estava lá para assistir o ritual.
Aos 64 anos, animada, vestida de branco e orgulhosa de ter participado de todas as 64 lavagens, dizia: “ano após ano, sem falhar nenhuma, fui em todas, desde que era criança de colo”. Graça conta que nem mesmo a distância de mais de 300 Km de Salvador – ela mora em Itabuna – a impede de participar todos os anos. “Cheguei desta vez com os três netos para rever amigos e manter a tradição”, diz.


A programação começou logo cedo, às 8 horas, com um ato na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. A partir das 9 horas, os fiéis seguiram para o Bonfim, reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Haverá ainda missa solene e muita festa até domingo. Os fiéis percorreram 8 Km em procissão, a maioria repetindo um ritual antigo: dar três voltas em torno da Basílica e fazer três pedidos, ao som de atabaque e cânticos de origem africana. “Tudo é festa, na saída reunimos os amigos e comemos sarapatel em casa”, diz Graça. Mais de meio milhão de pessoas, entre fiéis e também turistas, devem participar dos atos religiosos.


A capital do Pelourinho, do Elevador Lacerda, da Igreja do Bonfim e de tantos outros atrativos é hoje um dos principais destinos de brasileiros e estrangeiros que viajam pelo país. O Nordeste atrai 36% dos viajantes brasileiros, de acordo com estudo do Ministério do Turismo (MTur). A região também é a segunda do país que mais emite e recebe turistas.


A lavagem da Igreja teve início no século XVIII, quando os escravos foram obrigados a lavar a igreja, como parte dos preparativos para a festa do Senhor do Bonfim. 

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Prefeitura doará ingressos pessoas com deficiência

Prefeitura  doará ingressos  pessoas com deficiência


A Secretaria da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro abriu hoje (12) as inscrições para ingressos gratuitos no Carnaval 2015. Os convites serão destinados a pessoas com necessidades especiais que desejem assistir aos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial, nos dias 15 e 16 de fevereiro, e também ao desfile das campeãs, no dia 21. Ao todo, serão distribuídos 300 ingressos por dia, com direito a um acompanhante, entregues por ordem de inscrição - não haverá sorteio.

De acordo com a secretaria, qualquer pessoa pode fazer a inscrição, desde que apresente documentos de identificação, com foto, da pessoa com deficiência e do acompanhante, além de laudo atualizado que comprove a deficiência. Será aceita apenas uma inscrição por pessoa. Crianças menores de 7 anos não precisam dos ingressos para assistir aos desfiles, que dão acesso à frisa do Setor 13 da Passarela do Samba (Sambódromo).


As inscrições vão até sexta-feira (16), ou enquanto durarem os estoques, no horário das 9h às 17h, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (Ciad) Mestre Candeia, na sede da secretaria municipal - Avenida Presidente Vargas, 1997, centro do Rio de Janeiro.
A entrega dos convites será feita entre os dias 2 e 6 de fevereiro, no mesmo local e horários. Qualquer pessoa pode retirar os ingressos.


 Basta apresentar o protocolo de inscrição e o próprio documento de identificação. Para mais informações, a secretaria disponibiliza os telefones (21) 2224-1200 e 2224-1300 das 9h às 17h.

sábado, 10 de janeiro de 2015

Safra Recorde em Sergipe

As estimativas de dezembro, feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmam as previsões de safra recorde em 2014 e apontam para uma produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas de 192,8 milhões de toneladas, resultado 2,4% acima da safra nacional de 2013, que foi 188,2 milhões de toneladas.

Para este ano, as projeções são ainda melhores e indicam novo recorde de produção. O terceiro prognóstico da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2015 indicam uma safra de grãos de 202,9 milhões de toneladas, resultado 5,2% superior à safra de 2014.
Para este ano, as projeções são ainda melhores e indicam novo recorde de produção.

 O terceiro prognóstico da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2015 indicam uma safra de grãos de 202,9 milhões de toneladas, resultado 5,2% superior à safra de 2014. A produção de soja em 2015, tal como em 2014, deverá ser destaque, reflexo dos preços que, apesar de terem baixado no último ano, permanecem bastante favoráveis quando comparados a outras commodities.


 Mato Grosso deverá ser o maior produtor de soja do país este ano, com participação de 28,4% do total colhido, o equivalente a 27,3 milhões de toneladas.  Os dados fazem parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de dezembro, divulgado hoje (9) pelo instituto, mas indicam queda de 0,9% em relação às estimativas feitas em novembro de 2014.  As estimativas da área a ser colhida aumentaram 6,6% em relação a 2013 (52,8 milhões), passando para 56,3 milhões de hectares, mas recuaram 0,1% em relação às estimativas de novembro.


Arroz, milho e soja, os três principais produtos desse grupo, representaram 92% da estimativa de produção e responderam por 84,9% da área a ser colhida. Em relação a 2013, houve acréscimos de 516 hectares na área plantada de arroz (0,0%) e de 2,4 milhões de hectares na área da soja (8,5%). A estimativa para a colheita do milho foi reduzida em 0,5%, para 83.399 hectares.


Quanto à estimativa de produção, em relação a 2013 houve acréscimos de 3,3% para o arroz, 5,8% para a soja e diminuição de 2,2% para o milho.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Prefeita Graçinha comemora indicação do secretário Mendonça Prado

A escolha do deputado federal Mendonça Prado para comandar a Secretaria de Estado da Segurança Pública foi bem recebida por vários prefeitos do interior sergipano. A prefeita de Itaporanga D’Ajuda, Maria das Graças (Gracinha), elogiou a escolha do governador e disse estar confiante na gestão do secretário Mendonça Prado.

Para Gracinha, o deputado Mendonça Prado é um grande conhecedor da segurança pública e deverá fazer uma boa gestão. Ela observa que para a criminalidade ser reduzida é preciso também a união de todos em prol da segurança da população.

“O deputado Mendonça Prado é um homem experiente nesta área de segurança, inclusive como parlamentar apresentou vários projetos e comandou com brilhantismo a Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal. Ele tem todas as prerrogativas para ser um grande secretário, mas é preciso a união de todos nós para que a segurança funcione como a população deseja”, salienta, acrescentando que na sede do município a violência foi reduzida, graças ao empenho de policiais civis e militares.

“Em Itaporanga, a violência reduziu, principalmente na sede, graças ao esforço dos nossos policias civis e militares, ao empenho do ex-secretário João Eloy e ao bom trabalho desenvolvido pela delegada de nossa cidade, a Dra. Mariana Amorim. Também a implantação do Proerd em Itaporanga, que possibilitou a formação de 600 alunos, ajudou esses estudantes a se prevenirem contra as drogas e, consequentemente, se manterem distantes da violência. Porém, na zona rural o policiamento ainda deixa muito a desejar”, reconhece a prefeita.

A prefeita estará solicitando nos próximos dias uma audiência com o novo secretário, para discutir um projeto de segurança pública para o município de Itaporanga, visando à ampliação do efetivo policial para todas as regiões.

“Nós vamos solicitar uma audiência com o novo secretário para reivindicar mais policiamento e, com isso, reduzir a violência em nosso município. Hoje temos uma cobrança muito grande por policiais nos povoados, uma vez que os assaltos e homicídios estão acontecendo com frequência na zona rural, diferente da sede que já está há mais de 130 dias sem registro de homicídios. Só nos últimos 15 dias, três jovens foram assassinados na zona rural. Sabemos que o número de policiais ainda é pequeno, mas tende a melhorar com os novos 650 militares nomeados pelo nosso governador. De qualquer forma, vamos buscar junto ao secretário uma alternativa que nos possibilite oferecer uma segurança melhor para o nosso povo”, conclui.

Os povoados Sapé, Tapera, Nova Descoberta e Gravatá são algumas das comunidades que mais sofrem com a violência. Por falta de policiamento ostensivo e preventivo, frequentemente são registrados assaltos, roubos, arrombamentos e homicídios nessas localidades.




terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Governador empossou mais 13 secretários

O governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), empossou durante a manhã desta terça-feira (6), parte do gestores que devem compor o primeiro escalão do Governo nos próximos quatro anos. Ao dar posse aos 13 secretários e também ao Procurador Geral do Estado e ao Controlador Geral do Estado, o chefe do Executivo pediu que eles tivessem “lealdade não apenas ao governador, mas sobretudo, ao povo de Sergipe para cumprir os compromissos assumidos em praça pública”.  Em seu discurso Jackson Barreto também assegurou que estará atento ao compromisso de cada gestor com a sua pasta pois, segundo ele “o povo de Sergipe espera muito de todos nós”.


Jackson Barreto falou das dificuldades que vêm sendo enfrentadas pelo estado e voltou a pedir compreensão, mas o governador reconheceu que é preciso trabalhar em prol do desenvolvimento do estado. “Nós não podemos manchar a história construída ao longo dos últimos oito anos, por isso é preciso compreender o nosso papel na sociedade, buscando sempre trabalhar com seriedade.

Sobretudo, preservando os recursos públicos, pois quem administrá-los de forma incorreta, vai ter que responder pelos seus ato. Eu espero competência, eficiência e compromisso com a defesa dos interesses do povo”, declarou.