quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Internos de Sergipe farão provas do Enem



                  


Nos dias 13 e 14 de dezembro, 180 internos do sistema prisional em Sergipe estarão fazendo as provas do Enem-PPP (pessoas privadas de liberdade) para obterem a certificação do ensino médio e ter acesso a cursos do Pronatec  (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Entre estes internos, 25  são do Presídio Feminino (Prefem) que hoje, 7, tiveram aulas dadas por  professores do pré-vestibular da Secretaria de Estado da Educação (SEED).
A interna Cristiane Thaís Salustino é uma das estudantes e pela segunda vez faz o Enem-PPP. Detida há cinco anos, Cristiane é uma leitora voraz e planeja, quando sair da prisão, fazer curso superior em artes. “Antes queria Psicologia, mas desisti de querer entender as pessoas”, confessa. Aos 29 anos, mãe de seis filhos, ela diz que lê bastante e estuda para ter conhecimento. “Não penso em remissão da pena. Já refleti muito sobre minha vida. Nunca tive oportunidades na favela de Maceió, onde nasci, mas estou tendo chances na prisão”, comentou.
A SEED levou para  o Prefem oito professores de diversas áreas do conhecimento: Linguagem, Educação Física e Artes, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. Para a coordenadora  geral do Pré-SEED, Laila Gardênia Viana Silva, a experiência de dar aulas num presídio é gratificante pela troca de experiências. “Você interage com as internas e vê a alegria delas em estar aprendendo e tomando consciência de que é possível recomeçar”, disse Laila.
Núcleo – Estas aulas para o Enem-PPP, como as demais atividades laborais das internas – a exemplo do Projeto Florescer -  só são possíveis devido a iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc), através do Núcleo de Educação, sob coordenação do professor Genaldo Freitas

Nenhum comentário: