quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Atendimento no Huse bate recorde


A todo instante centenas de pessoas procuram o Ponto Socorro do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) em busca de atendimento. Nos finais de semana essa procura aumenta por se tratar do maior hospital público do Estado, ter seu perfil voltado para a alta complexidade, além de um grande parque tecnológico. O atendimento é porta aberta e conta com o sistema de classificação de risco, seguindo o padrão do Ministério da Saúde.
Para se ter uma ideia, somente neste final de semana (22 a 24), foram registrados 621 atendimentos no PS. Desse total, 122 ficaram internados para observação médica. O atendimento foi considerado dentro da normalidade e sem maiores intercorrências. Foram totalizados 15 vítimas de acidente motociclístico, quatro vítimas de acidente automobilístico, nove vítimas de arma de fogo, seis vítimas de arma branca, além dos casos de baixa complexidade que acabam sendo atendidos na Área Azul do hospital.
A resolutividade dos casos é o maior aliado que a maioria dos pacientes encontram no Huse. Foi o que aconteceu com a estudante Lorena Silveira, 28, que acompanhava a prima que aguardava atendimento para a Sala de Sutura, depois de um acidente motociclístico no município de Nossa Senhora do Socorro. A consulta só foi realizada com precisão no Huse porque era o que a jovem mais confiava.
“Eu poderia ter levado ela para outra unidade na região onde moro, mas se chegasse lá e não desse certo, eu teria que vir para o Huse de qualquer jeito. Por isso preferi trazer direto aqui para aqui porque tem exames e é mais preparado para receber esses pacientes vítimas de acidente de moto. Graças a Deus ela não tem fratura, mas aguarda a reavaliação do neuro para que seja liberada para casa. O atendimento aqui foi rápido e sem problema”, informou a acompanhante.
Na Pediatria foram registrados 179 atendimentos, destes, apenas 18 ficaram internados na unidade. O ambulatório da Oncologia realizou seis atendimentos, enquanto no Ambulatório de Retorno foram 25 pacientes consultados. Números que demonstram a resolutividade dos casos que procuram atendimento no hospital.
A Área Azul Adulto, local que continua recebendo pacientes de baixa complexidade e que deveriam ser atendidos pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), recebeu 221 pacientes com dor abdominal, dor de cabeça, sintomas de febre, entre outros casos. Destes, 46 ficaram internados em observação.

Nenhum comentário: