sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Huse vai realizar Mutirão de Cirurgias Ortopédicas

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) realiza a partir deste sábado, 23, cirurgias ortopédicas em mais de 40 pacientes que estão internados na unidade à espera de uma vaga no Hospital Cirurgia, que funciona atualmente como retaguarda do Huse, para a realização dos procedimentos. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, apesar de o Huse não receber recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer este tipo de intervenção cirúrgica, que são eletivas de alta complexidade, a gestão decidiu que o hospital fará os procedimentos cirúrgicos para que os pacientes não continuem aguardando, por tempo indeterminado.

“Queremos que o Huse deixe de ser refém de outras unidades de saúde, como do Hospital Cirurgia, para a realização de determinados procedimentos, a exemplo das cirurgias ortopédicas. Por isso, embora o Huse não receba recursos do SUS para a realização deste tipo de cirurgia, o hospital fará, com recursos próprios, a intervenção em aproximadamente 45 pacientes que se encontram internados na unidade há meses, à espera de uma vaga no Hospital Cirurgia, unidade esta que é habilitada para cirurgias eletivas de alta complexidade e recebe os recursos do SUS.

 O Huse fará os procedimentos para acabar de vez com o sofrimento desses pacientes. Estamos criando condições para que o hospital tenha mais autonomia e possa realizar ainda mais procedimentos de alta complexidade”, disse.

Almeida conta que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) fez a aquisição de novas próteses e órteses (suportes que são colocados interna e externamente no corpo para auxiliar o funcionamento de algum membro que tenha sido prejudicado por acidente ou problemas de saúde) e os aparelhos já se encontram no Huse e serão utilizados nas cirurgias ortopédicas dos pacientes.

“Fizemos a compra das próteses e órteses e, como não queremos ficar reféns de outros hospitais, vamos buscar também habilitação do SUS para a realização de cirurgias eletivas de alta complexidade pelo Huse. Enquanto isso não acontece, faremos as cirurgias ortopédicas com recursos próprios. Estamos ampliando o Huse para isso e, inclusive, estamos criando cem novos leitos de internamento no hospital”, informa.

Nenhum comentário: