segunda-feira, 2 de abril de 2018

XI Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), realiza   entre os dias 2 e 6 de abril, o XI Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe (Enrehse). O evento, de cunho técnico-científico, ocorrerá no auditório da Codise, em Aracaju, e tem como temática as “Soluções Naturais para a Água”.
Aberto ao público, o Encontro reunirá pesquisadores, professores e estudantes universitários de várias áreas do conhecimento relacionadas ao estudo da água.

Durante o Enrehse, haverá apresentação de trabalhos técnicos, minicursos e palestras com o objetivo de fomentar o conhecimento para a gestão dos recursos hídricos, além de envolver a sociedade nas discussões sobre o crescente desafio de garantir água em quantidade e qualidade para todos.
No dia 2 serão ministrados três minicursos com os temas “Estimativas de Vazões para Bacias Hidrográficas Sem Dados em Apoio à Gestão dos Recursos Hídricos”; Drones Aplicados à Gestão dos Recursos Hídricos”; e “Tecnologias Modernas Aplicadas ao Uso da Água”. Para esses minicursos há um número limitado de vagas, serão apenas 40.

Do dia 3 a 5, acontecem as palestras com renomados especialistas sobre temas atuais, a exemplo da “Ciência Política Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos”; “Uso de Informações Sobre Mudanças Climáticas no Planejamento e Gerenciamento dos Recursos Hídricos”; a “Cobrança Pelos Recursos Hídricos no Brasil e Caminhos a Seguir”; Segurança de Barragens, Avanços de Perspectivas; Projeto Legado e a “Governança dos Recursos Hídricos; a Sustentabilidade dos Comitês de Bacias Hidrográficas”; e “Construindo Um Modelo de Secretaria Executiva”.
Também haverá apresentação de trabalhos elaborados por estudantes universitários de Sergipe e de outros estados.
O superintendente da SRH, Aílton Rocha, disse que o Enrhese já está consolidado. “A nossa expectativa para a realização do evento é muito boa. O Enrhese está na sua 11ª edição, então, já é um evento consolidado, aberto ao público em geral, mas tendo como público alvo os professores e estudantes de universidades, que têm prestigiado muito esse evento. O Enrhese é feito com muito carinho e responsabilidade. É um evento técnico-científico elogiado nacionalmente e internacionalmente. A gente tem trazido palestrante de notório saber”.

Premiação - Existe uma comissão organizadora para avaliar os trabalhos. A princípio, 40 deles serão selecionados, sendo que 20 serão publicados na revista “Ciência Plena”, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e, desses 20, os três melhores serão premiados com um tablet.
“É a maneira de incentivar os nossos pesquisadores e a ciência. Fazemos isso com muita felicidade, porque é a forma de aproximar a gestão dos recursos hídricos da ciência, nessa inter-relação”, afirma Aílton.
Homenagem póstuma - No dia 6, ao final dos trabalhos, haverá uma homenagem póstuma ao engenheiro agrônomo José Holanda Neto, do Conselho Estadual dos Recursos Hídricos, pelos relevantes serviços prestados à gestão dos recursos hídricos do Estado. Holanda era representante da Secretaria de Estado da Agricultura dentro do Conselho e morreu em dezembro de 2017, em decorrência de problemas de saúde.
Neste dia também haverá uma visita técnica à barragem do rio Poxim, em São Cristóvão, com limite de vagas, no total de 40.
Parceria -  O evento é uma realização da Semarh, por meio da SRH, em parceria com a UFS, Unit, PIO X, IFS, Embrapa, Ibama, Codevasf, Deso, Cohidro, Emagro, Incra, Seagri, Fapitec, SergipeTec, ITPS.
 
 

Nenhum comentário: